INTEGRAÇÃO DISCIPLINAR E TOTALIDADE: UM DIÁLOGO ENTRE A INTERDISCIPLINA E A DIALÉTICA

Autores

  • Fabrizio Cândia dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v3i2.12746

Palavras-chave:

INTERDISCIPLINARIDADE, DIALÉTICA, TOTALIDADE

Resumo

A proposta interdisciplinar deste trabalho se funda nas bases ontológicas constitutivas do ser social, em seu devir histórico, colocando a questão para além da filosofia do sujeito. Não se trata de interdisciplinar por uma metodologia dialética, mas interdisciplinar a partir da natureza dialética da realidade. A divisão disciplinar da ciência revela um particular modo de visualizar a totalidade dos plexos relacionais da realidade. A disciplina racionaliza, fragmenta. A partir dos fragmentos representativos fundam-se as teses, as proposições: nascem os discursos científicos. Mas a efervescência da realidade teima em não se conter na ordem estabelecida pela ciência. A faticidade do real, com suas conexões, seus antagonismos, estabelece constante e erraticamente novas formas de objetivação que não se acomodam nas raias estreitas e estáticas dos ramos científicos. É sobre esse ponto de inflexão que a dialética pode contribuir para o avanço interdisciplinar, descortinando as nuanças do real, sua unidade concreta e contraditória.

INTERDISCIPLINARIDADE; DIALÉTICA; TOTALIDADE

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Publicado

17-12-2015

Como Citar

DOS SANTOS, F. C. INTEGRAÇÃO DISCIPLINAR E TOTALIDADE: UM DIÁLOGO ENTRE A INTERDISCIPLINA E A DIALÉTICA. Alamedas, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. DOI: 10.48075/ra.v3i2.12746. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/12746. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios