O CONCEITO DE TECNOLOGIA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA ERA DA INTERNET

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v5i1.16961
Agências de fomento

Palavras-chave:

Tecnologia, Movimentos sociais em rede, Internet

Resumo

Com o objetivo de tratar de duas das principais características que envolvem os padrões emergentes de ação coletiva no espaço público no século XXI - a tecnologia e a internet - o presente artigo, por meio de uma discussão teórica e conceitual, desenvolve o conceito de tecnologia numa perspectiva crítica, analisando seus possíveis lugares no processo histórico político brasileiro que culminou nos importantes ciclos de protestos massificados de Junho de 2013 no país. Analisando este contexto, abordam-se ainda os aspectos ideológicos, de representações coletivas e de construção da autonomia do ativismo cibernético e suas relações com o Estado e a sociedade.

Biografia do Autor

Conrado PEREDA MINUCELLI, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor colaborador Assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel. Mestre em Ciências Sociais e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comportamento Político (GPCP).

Downloads

Publicado

18-10-2017

Como Citar

PEREDA MINUCELLI, C. O CONCEITO DE TECNOLOGIA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA ERA DA INTERNET. Alamedas, [S. l.], v. 5, n. 1, 2017. DOI: 10.48075/ra.v5i1.16961. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/16961. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios