Correntes teóricas do século XX e as dificuldades de efetivação da justiça social no Brasil

Autores

  • Lara Góes UNESA

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v5i2.17480
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Cidadania, Desigualdades sociais

Resumo

Resumo: Este artigo visa dispor de algumas correntes teóricas do século XIX que se preocuparam em compreender as dificuldades de efetivação da justiça social.  Primeiramente analisarei as teorias descritivo-normativas e posteriormente verificarei como os intérpretes brasileiros trouxeram a discussão teórica para as reivindicações de igualdade no Brasil. Assim podemos compreender como se desenvolveu a trajetória da cidadania no Brasil e ressaltar que embora tenhamos conseguido alcançar, entre altos e baixos, um sistema democrático de igualdade de direitos, sua efetivação de forma mais abrangente ainda não se efetivou em sua integralidade.

 

Biografia do Autor

Lara Góes, UNESA

Professora do Departamento de Direito da Unesa. Pós-doutora em  Estudos de gênero e Direitos Humanos  pelo PNPD/Capes/Unesa.Doutora em Ciências sociais pela Puc-Rio. Doutora em Filosofia pela UFRJ.

Downloads

Publicado

20-01-2018

Como Citar

GÓES, L. Correntes teóricas do século XX e as dificuldades de efetivação da justiça social no Brasil. Alamedas, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/ra.v5i2.17480. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/17480. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios