A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: DA INTENCIONALIDADE SEM UTILITARISMOS

Autores

  • Kathelyn Kalyna Belli Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Patricia Canabarro Coelho de Moraes Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Ulisses Matheus Felipe Pessoa Rede Estadual de Ensino de Cascavel - PR

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v5i2.18314
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação, Função social, Emancipação humana.

Resumo

Por meio deste artigo, objetivamos  provocar reflexões sobre a função social da escola, bem como contribuir com as discussões acerca da educação, no sentido de revelar a indissociável relação entre os conteúdos científicos, artísticos e filosóficos e a gradativa emancipação humana. Para este intento, expomos considerações históricas sobre o acesso ao conhecimento e a finalidade da educação como instrumento de luta, considerando a significação das apropriações e objetivações produzidas historicamente e como os conhecimentos nas suas potencialidades máximas estão articulados politicamente. O trabalho prioriza a perspectiva metodológica de revisão bibliográfica e estabelece levantamentos de autores que possuem receptividade no que tange a proposta em tela.

Biografia do Autor

Kathelyn Kalyna Belli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda em Educação pelo PPGE da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Patricia Canabarro Coelho de Moraes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - Mestrado. Linha de pesquisa:Cultura, Fronteiras e Identidades.

Ulisses Matheus Felipe Pessoa, Rede Estadual de Ensino de Cascavel - PR

Graduado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, como mobilidade acadêmica pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professor da Rede Estadual de Ensino de Cascavel - PR

Downloads

Publicado

20-01-2018

Como Citar

BELLI, K. K.; MORAES, P. C. C. de; PESSOA, U. M. F. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: DA INTENCIONALIDADE SEM UTILITARISMOS. Alamedas, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. DOI: 10.48075/ra.v5i2.18314. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/18314. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios