O DESENGAJAMENTO E O CARÁTER DETERIORADO NA MODERNIDADE RADICALIZADA: UMA REFLEXÃO TEMÁTICA EM TORNO DA SOCIOLOGIA DE RICHARD SENNETT E ZYGMUNT BAUMAN

Autores

  • Patrick Silva dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF); Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS)

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.24108
Agências de fomento

Palavras-chave:

Richard Sennett, Zygmunt Bauman, caráter deteriorado, desengajamento, capitalismo flexível.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo estabelecer uma reflexão sobre as noções de desengajamento e de caráter pessoal deteriorado por meio dos textos do sociólogo estadunidense, Richard Sennett e do sociólogo polonês, Zygmunt Bauman. Acredito, que por meio das formulações destes dois cientistas sociais tornam-se legíveis o modo que o trabalhador/cidadão global lida com o seu mundo circundante, reconfigurado em moldes ditados pelo capitalismo de especialidade flexível. Metodologicamente analisei objetivamente de forma crítica os trabalhos A corrosão do caráter e a Modernidade liquida. Em suma, estes sendo, a meu ver, trabalhos que permitem compreender como a reconfiguração do mundo do trabalho imposta pelas novas dinâmicas do sistema capitalista gerou um duro golpe no modo como a classe trabalhadora se posiciona, não somente no mundo do trabalho, mas também, em outras dimensões do convívio social mais amplo.

Biografia do Autor

Patrick Silva dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF); Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS)

Doutorando em Sociologia. Pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), da Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre em Sociologia pela mesma instituição; graduado em Ciências Sociais pelas Faculdades Integradas Campograndense (FIC). Desde 2015 – Professor de Sociologia da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

Downloads

Publicado

14-08-2020

Como Citar

SILVA DOS SANTOS, P. O DESENGAJAMENTO E O CARÁTER DETERIORADO NA MODERNIDADE RADICALIZADA: UMA REFLEXÃO TEMÁTICA EM TORNO DA SOCIOLOGIA DE RICHARD SENNETT E ZYGMUNT BAUMAN. Alamedas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 35–52, 2020. DOI: 10.48075/ra.v8i1.24108. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/24108. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios