TRAJETÓRIA DE CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS IMANENTES A CIDADANIA SOCIAL BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.24134
Agências de fomento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ, Universidade Estadual de Maringá.

Palavras-chave:

Mobilização social, Cidadania social, Status social.

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão referente a trajetória de construção dos direitos imanentes à cidadania social brasileira em uma perspectiva histórica crítica. Por meio de dados bibliográficos objetivou-se analisar a trajetória de construção dos elementos inalienáveis a cidadania social, os quais: o direito social, o direto político e o direito civil. No decorrer do século XX, os diversos movimentos sociais organizados da sociedade, partidos políticos, sindicatos e organizações não governamentais entre outras, lutaram pela obtenção da cidadania social, a qual foi alcançada com a promulgação da Constituição Federal de 1988. No entanto, após três décadas da promulgação da constituição, a desigualdade social ainda se faz presente. Em virtude de falta de conhecimento dos elementos inerentes, nem todos os cidadãos usufruem da cidadania social plena.

Biografia do Autor

Huama Maximo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, Brasil.

 

Elizete Conceição Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Docente adjunto do departamento de Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, Câmpus Regional Vale do Ivaí, CRV, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

14-08-2020

Como Citar

MAXIMO, H.; SILVA, E. C. TRAJETÓRIA DE CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS IMANENTES A CIDADANIA SOCIAL BRASILEIRA. Alamedas, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 204–218, 2020. DOI: 10.48075/ra.v8i1.24134. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/24134. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios