A AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política é um periódico
científico de livre acesso ao público interessado, que agrega reflexões e pesquisas relacionadas
aos enfoques da Geografia Ambiental e da Ecologia Política.

A revista objetiva disponibilizar a pesquisadores brasileiros e estrangeiros, de Geografia e de áreas afins, a possibilidade de publicar resultados de pesquisa, reflexões teóricas e outros materiais, como traduções de textos clássicos, comentários bibliográficos e entrevistas.

A Comissão Editorial da revista se compromete a zelar pela qualidade dos trabalhos, através de um rigor no processo de avaliação e aprovação dos artigos, evitando a endogenia e incentivando publicações de pesquisadores de todo o Brasil, bem como de outros países. Portanto, outro objetivo está no fortalecimento da abordagem da Geografia Ambiental e do processo de internacionalização da Geografia brasileira.

Todas as submissões são preliminarmente consideradas pelo conselho editorial.

A partir desta verificação inicial, as contribuições adequadas ao escopo, foco e às normas da AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política são objeto de, no mínimo, uma rodada de avaliação duplo-cega, realizada por dois pareceristas, pertencentes ao Conselho Científico; em casos excepcionais, convidados ad hoc poderão emitir pareceres.

Nos casos em que não houver consenso no parecer, a arbitragem será decidida por meio de parecer de um membro da Comissão Editorial.

Os avaliadores/pareceristas ad hoc serão selecionados em razão de seu conhecimento e experiência. Eles podem ser membros da comissão científica ou, eventualmente, outros pesquisadores.

Caso sejam solicitadas correções obrigatórias ou uma nova submissão do artigo, ele passará por uma segunda rodada de avaliação. Os textos, após modificados pelos autores, serão encaminhados aos mesmos pareceristas que avaliaram a primeira versão. No caso de nova submissão, os textos poderão ser encaminhados para os mesmos pareceristas ou para outros.

No processo de seleção, consideram-se as seguintes possibilidades: texto aprovado para publicação; o texto deve ser reencaminhado ao autor para correções obrigatórias; o texto deve ser submetido novamente para avaliação; o texto deve ser submetido para outra revista; texto recusado; ver comentários.

A revista não proverá nenhuma forma de remuneração por direitos autorais e nem distribuirá separatas.

Semestral

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Equipe Editorial