Agentes do conflito ambiental e suas práticas espaciais: O caso da APARU-ABV, uma unidade de conservação municipal no Rio de Janeiro (RJ)

Autores

  • Rafael Luiz Leite Lessa Chaves

DOI:

https://doi.org/10.48075/amb.v1i1.22692
Agências de fomento

Palavras-chave:

Conflito ambiental, Maciço da Tijuca, Práticas espaciais, Território

Resumo

Na vertente sul do Maciço da Tijuca, a cobertura vegetal e a terra urbana são dois recursos ambientais localizados na mesma porção do espaço geográfico. Estes despertam o interesse de diversos agentes sociais. A dinâmica do conflito ambiental é marcada pela compatibilidade ou antagonismos entre os três objetivos para o aproveitamento da área em questão, sendo eles a conservação da floresta, o uso do solo urbano para habitação popular e a obtenção de lucro através da incorporação da terra urbana ao mercado imobiliário. No presente artigo, levantamos os agentes envolvidos, analisamos suas práticas espaciais e os categorizamos segundo sua atuação. Verificamos que algumas instituições estatais atuam favore­cendo (estruturalmente) as classes dominantes e outras solidarizando-se com as classes dominadas. Já os ativistas favelados e suas organizações, que são os localmente baseados, têm suas ações fortalecidas ou enfraquecidas pelos agentes externamente baseados, sendo que estes podem atuar pela floresta e pelas favelas; pela floresta, apesar das favelas (?); pela floresta e contra as favelas; e, também pela flo­resta e contra as favelas. Nosso objetivo é analisar a fricção entre os ativismos focados exclusivamente no "meio ambiente" e na proteção ambiental e aqueles que lutam pelo direito à moradia digna.

Downloads

Publicado

26-06-2019

Como Citar

LEITE LESSA CHAVES, R. L. Agentes do conflito ambiental e suas práticas espaciais: O caso da APARU-ABV, uma unidade de conservação municipal no Rio de Janeiro (RJ). AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 246, 2019. DOI: 10.48075/amb.v1i1.22692. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ambientes/article/view/22692. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos