Linguagem e temporalidade na estruturação do lebenswelt:

uma proposta de investigação

Autores

  • Hélio Salles Gentil

DOI:

https://doi.org/10.48075/aoristo.v1i2.18211
Agências de fomento

Palavras-chave:

Lebenswelt, Tempo, Narrativa, Edmund Husserl, Ricoeur

Resumo

O trabalho apresenta uma perspectiva de investigação das estruturas do Lebenswelt, em particular de suas dimensões temporal e linguística. Faz isto a partir das características desse mundo destacadas por E. Husserl em sua obra A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental e das relações essenciais estabelecidas por Paul Ricoeur entre a experiência humana do tempo e as narrativas em sua obra Temps et Récit. Enfatiza-se a interpretação das narrativas de ficção como via de acesso privilegiada à compreensão dessas relações e de seus modos de participação na estruturação de um mundo, considerando-se a elucidação da
natureza e lugar das narrativas históricas e de ficção na existência dos homens levada a cabo por Ricoeur em sua hermenêutica.

Downloads

Publicado

14-11-2017

Como Citar

GENTIL, H. S. Linguagem e temporalidade na estruturação do lebenswelt:: uma proposta de investigação. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 98–111, 2017. DOI: 10.48075/aoristo.v1i2.18211. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/18211. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Fenomenologia em Toledo" (Encontro do GT da ANPOF)