As metamorfoses do corpo, espacialidade e transcendência em Heidegger e Kafka

Autores

  • Marco Casanova

DOI:

https://doi.org/10.48075/aoristo.v2i2.23246
Agências de fomento

Palavras-chave:

Metamorfoses do Corpo, Espacialidade, Transcendência, Heidegger

Resumo

O artigo tem o propósito de problematizar a designação de “realismo fantástico” geralmente atribuída ao estilo literário de Franz Kafka. Isto se faz de modo a questionar a presença do componente fantástico na própria realidade, interrogando pelos pressupostos fundamentais em jogo na composição de realidade e fantasia. O presente problema, e outros que dele derivam, pretende ser respondido não apenas diante da consideração dos escritos do autor tcheco, especialmente no conto A Metamorfose, mas na interface da filosofia de Martin Heidegger. O filósofo alemão nos oferece, em sua obra Ser e tempo, elementos para darmos os seguintes passos: delimitar o lugar do homem a partir da constituição singular do espaço de transcendência que o mundo é; considerar as
experiências de singularidade e aversão em face da noção de poder-ser; abordar as assim chamadas “metamorfoses do corpo” e como tais transformações físicas do personagem impõem-lhe concomitantemente uma mudança do seu próprio modo de ser.

Downloads

Publicado

20-09-2019

Como Citar

CASANOVA, M. As metamorfoses do corpo, espacialidade e transcendência em Heidegger e Kafka. Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 9–23, 2019. DOI: 10.48075/aoristo.v2i2.23246. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/aoristo/article/view/23246. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: I Encontro Paranaense de Estudos sobre Heidegger (Toledo – Unioeste, 2019)