O periódico Caderno de Educação Física e Esporte tem os seguintes objetivos:

1 - publicar pesquisas científicas que incentivem o debate sobre fenômenos concernentes à Educação Física, Esporte, Lazer e Atividade Física; e

2 - publicar estudos, pesquisas e documentos científicos que fundamentem e contribuam para a intervenção pedagógica/profissional na área de Educação Física, Esporte, Lazer e Atividade Física.

Dossiê Esportes de Raquete

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo Original

Artigo Original se constitui como uma investigação inédita baseada em dados (coleta de dados seja com seres humanos, animais ou com outras fontes), com rigor na seleção dos dados e utilizando princípios teórico-metodológicos científicos. O Artigo Original contém as fases fundamentais da pesquisa científica: o problema e os objetivos, o delineamento dos métodos e a análise dos dados, os resultados e discussão e a conclusão. É, então, um texto dissertativo que busca apresentar à comunidade científica resultados de um estudo inédito sobre determinada área de conhecimento.

Artigo de Revisão

O Artigo de Revisão é constituído de uma análise crítica e reflexiva sobre um material já elaborado (publicado), formado principalmente de artigos originais. Um Artigo de Revisão deve ser metodologicamente delineado pelas orientações do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), mesmo não sendo uma revisão sistemática para estudos clínicos.

Relato de Experiência

O Relato de Experiência é um artigo que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação (por exemplo, um projeto de extensão universitária, uma experiência pedagógica ou profissional, etc.). Nele são claramente descritos as motivações e os delineamentos metodológicos utilizado no projeto para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele (a) que a viveu. O Relato de Experiência é feito de modo contextualizado, com objetividade e consubstanciado teoricamente. Em outras palavras, não é uma narração emotiva e subjetiva, nem uma mera divagação pessoal e aleatória.

(Para maiores detalhes click aqui).

Ensaio

O Ensaio é um artigo de caráter crítico sobre determinado tema ou questão científica, por vezes ainda pouco debatida, e com diferentes perspectivas de análise. O Ensaio é redigido de forma contextualizada, a fim de expor lógica e claramente as reflexões e argumentação dos autores. Ou seja, o Ensaio deve mostrar criticamente as contradições teórico-científicas sobre o tema, levando os leitores a também refletirem criticamente sobre o tema numa perspectiva futura de investigação.

Ponto de Vista

O Ponto de Vista se constitui como um artigo sobre um tema em que há divergências teóricas e metodológicas, em que os autores apresentam a sua contribuição na reflexão sobre o mesmo. O Ponto de Vista se diferencia do artigo de Ensaio quando os autores defendem claramente um posicionamento teórico sobre determinado tema em questão. Ao apresentarem um claro posicionamento sobre determinada abordagem teórica sobre o tema, sua defesa não implicará, necessariamente, numa orientação para investigações futuras.

• [CEFE] Editor Comissão Editorial

Os sistemas de avaliação dos trabalhos são o peer view (por pares) e o blind (revisão cega). Todos os trabalhos serão avaliados por, no mínimo, dois Consultores com experiência profissional-acadêmica na área, os quais não serão informados sobre a origem e os autores dos artigos. Estes avaliadores emitirão parecer fundamentado que será utilizado pelos editores para decidir sobre a aceitação do manuscrito.

Os critérios de avaliação dos trabalhos são:
Originalidade: se o trabalho representa uma produção inédita, inventiva, baseada numa abordagem criativa e não apenas repetitiva.
Objetivação: se o trabalho consegue apreender os elementos constitutivos do fenômeno estudado (ainda que seja uma tentativa nunca completa), fazendo isso em consonância com o referencial teórico-metodológico adotado.
Coerência: se o trabalho elabora um processo argumentativo que não apresente contradições. Significa sua propriedade lógica, ou seja, contêm argumentações bem estruturadas, desdobramento do tema de modo progressivo e sistemático, com começo, meio e fim. Evolui o trabalho sem contradições, com técnicas apropriadas e conhecimento de autores e teorias.
Consistência: se o trabalho apresenta argumentação sólida, passível de ser questionada e mesmo assim resistir. As argumentações são atuais e/ou são legítimas para a explicação do fenômeno estudado.
Normas técnicas: se o trabalho está apresentado em acordo com a forma de linguagem, redação e formatação adequadas à área de conhecimento.

O Caderno de Educação Física e Esporte tem periodicidade semestral (1° semestre: Jan./Jun.; 2° semestre: Jul./Dez.), com divulgação tanto na versão impressa como na versão eletrônica, sendo uma das revistas que integra o Projeto SABER (Sistema de Acesso à Biblioteca Eletrônica de Revistas) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. O Projeto SABER usa a plataforma SEER/OJS (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas/Open Journal Systems) do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia).

Nosso periódico é de acesso livre e imediato a partir do momento da publicação de cada artigo e fascículo, que são distribuídos sob licença do Creative Commons, que permite que o usuário também tenha acesso aberto a todos os demais artigos já publicados.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Avaliadores Ad Hoc

Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Brasil