PERFIL DO ESTILO DE VIDA DA TERCEIRA IDADE: PARTICIPANTES DOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA DO MUNICÍPIO DE NOVA SANTA ROSA – PR

Autores

  • Giovana Freitas

Palavras-chave:

Terceira Idade, estilo de vida, atividade física.

Resumo

O processo de envelhecimento é um acontecimento natural que permeia a vida de todos os seres humanos. No entanto, devido às transformações ocorridas na sociedade moderna, este processo tem passado por diversas ondulações em relação à forma com que é encarado pela sociedade em geral e pelos próprios sujeitos enquanto envelhecem. Este trabalho tem por objetivo discutir o processo de envelhecimento e suas diferentes implicações na vida de idosos do município de Nova Santa Rosa, tendo como referência para a análise os componentes: atividade física, hábitos alimentares, prevenção, socialização, espiritualidade e controle do stress. A partir destes elementos procurou-se resgatar algumas produções que trazem importantes contribuições sobre o tema, inclusive tratando de forma bastante técnica o processo de envelhecimento no que se refere às mudanças biológicas por quais o individuo passa nesta fase da vida; assim como se procurou destacar elementos importantes referentes ao envelhecimento psicológico e social do sujeito, e como os mesmos se encontram articulados. A pesquisa realizada junto a terceira idade do município de Nova Santa Rosa revelou que em sua grande maioria os idosos encontram bons índices de alimentação, consumindo bastante verduras e frutas; mantém bons níveis de relacionamento social; apesar de manterem-se em sua maioria reservados em relação à realização de dança e determinadas atividades físicas, mostram-se bastante ativos; em relação à questão da prevenção, procuram controlar suas doenças; e apresentam uma espiritualidade bastante forte. Enfim, aponta-se que o estilo de vida adotado influencia muito a forma como o sujeito irá enfrentar o processo de envelhecimento e o modo pelo qual o mesmo irá se comportar nesta fase da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15.12.2008

Como Citar

FREITAS, G. PERFIL DO ESTILO DE VIDA DA TERCEIRA IDADE: PARTICIPANTES DOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA DO MUNICÍPIO DE NOVA SANTA ROSA – PR. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 6, n. 11, p. 26, 2008. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1388. Acesso em: 16 abr. 2024.