PERFIL DE ESTILO DE VIDA E RESPOSTAS HEMODINÂMICAS (NÍVEIS PRESSÓRICOS) DE MULHERES IDOSAS COM DIAGNÓSTICO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ATIVIDADES DE HIDROGINÁSTICA

Autores

  • Susanna Lopes Galvão

Palavras-chave:

Estilo de vida, respostas hemodinâmicas, níveis pressóricos, hidroginástica.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi de analisar respostas o estilo de vida e as respostas em nível de freqüência cardíaca e pressão arterial do corpo após imersão em água e após exercício de hidroginástica em mulheres idosas hipertensas. A amostra foi intencionalmente selecionada, 10 alunas de hidroginástica, idosas, com diagnóstico de hipertensão arterial. Foi utilizado como instrumento de coleta, questionário de dados pessoais, questionário do estilo de vida e dados da mensuração da Freqüência cardíaca e Pressão Arterial em repouso, após imersão e após exercício. Pode-se constatar com este de que na maioria das mulheres, 90%, teve um aumento na Freqüência Cardíaca após imersão, e 80% teve aumento da Freqüência Cardíaca  após exercício. A Pressão Arterial, na maioria, 70% permaneceu inalterada após imersão e 60%, teve sua pressão inalterada, também após exercício.Através do questionário de Estilo de Vida pode-se concluir que, apesar de constatada a doença, as alunas têm um estilo de vida saudável. Com base nestes resultados pode-se verificar que as aulas de hidroginástica não oferecem perigo para alunas idosas, com diagnóstico de hipertensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15.12.2008

Como Citar

GALVÃO, S. L. PERFIL DE ESTILO DE VIDA E RESPOSTAS HEMODINÂMICAS (NÍVEIS PRESSÓRICOS) DE MULHERES IDOSAS COM DIAGNÓSTICO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ATIVIDADES DE HIDROGINÁSTICA. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 6, n. 11, p. 46, 2008. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1403. Acesso em: 28 mar. 2024.