Corpo, educação física e material didático: a construção de interfaces

Autores

  • Fernando Garcez Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2015.v13.n2.p61

Palavras-chave:

Educação Física, Corpo, Material didático.

Resumo

Esse ensaio explora a ideia de os saberes acerca do corpo difundidos pela educação terem como estratégia o uso de material didático para lograr êxito. Recupera em autores como Le Breton e Ghiraldelli Jr. as vicissitudes do corpo, tema fulcral para a Educação Física. Os materiais didáticos estão imersos num jogo de forças, não devendo ser descartados de antemão, mas postos sob escrutínio. Por esse caminho, a construção de interfaces poderá ser profícua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, D. do R. O corpo relacional. In: VARGAS, A. Reflexões sobre o corpo. Rio de Janeiro: Sprint, 1998. p. 37-49.

BETTI, M. Educação física como prática científica e prática pedagógica: uma reflexão à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física (Especial), São Paulo, v. 19, n. 3, p. 183-97, 2005.

CHAUÍ, M. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

CHAUÍ, M. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

DARIDO, S.; MATTHIESEN, S. Q.; LORENZETTO, L. A.; IÓRIO, L. S.; RANGEL, I. C. A.; RODRIGUES, L. H.; NETO, L. S.; SILVA, E. V. M.; VENÂNCIO, L.; CARREIRO, E. A.; MONTEIRO, A. A.; GALVÃO, Z. Linguagem, corpo e educação física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 129-39, 2008.

GHIRALDELLI JÚNIOR, P. O corpo: filosofia e educação. São Paulo: Ática, 2007.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994.

LE BRETON, D. A sociologia do corpo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

LOVISOLO, H. Em defesa do modelo JUBESA (juventude, beleza e saúde). In: BAGRICHEVSKY, M.; PALMA, A.; ESTEVÃO, A.; DA ROS, M. (Orgs.) A saúde em debate na educação física (v. 2) Blumenau: Nova Letra, 2006. p. 157-178.

MELO, F. G. Livro didático: a construção de uma política educacional e social. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 9, n. 1, p. 58-79. 2016.

MUNAKATA, K. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. 218f. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.

NEIRA, M. G. Teorias pós-críticas da educação: subsídios para o debate curricular da educação física. Dialogia, São Paulo, n. 14, p. 195-206, 2011.

NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. C. Fundamentos das ginásticas. Jundiaí: Fontoura, 2009.

OLIVEIRA, M. A. T.; OLIVEIRA, L. P. A.; VAZ, A. F. Sobre corporalidade e escolarização: contribuições para a reorientação das práticas escolares da disciplina de educação física. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 303-18, 2008.

PALMA, A.; ASSIS, M.; VILAÇA, M.; ALMEIDA, M. N. Os “pesos” de ser obeso: traços fascistas no ideário de saúde contemporâneo. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 99-119, 2012.

PERETI, É. S.; SILVA, A. M. A técnica moderna e o corpo do desafio. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 181-96, 2005.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.

SANT’ANNA, D. B. Corpo, ética e cultura. In: BRUNHS, H. T.; GUTIERREZ, G. L. (Orgs.) O corpo e o lúdico: ciclo de debates lazer e motricidade. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 111-132.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

SOARES, C. L.; FRAGA, A. B. Pedagogia dos corpos retos: das morfologias disformes às carnes humanas alinhadas. Pro-Posições, Campinas, v. 14, n. 2, p. 77-90, 2003.

SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. Z.; CASTELLANI, L.; BRACHT, V.; ESCOBAR, M. O.; VARJAL, M. E. M. P. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

VILHENA, J. de; NOVAES, J. N.; ROCHA, L. Comendo, comendo e não se satisfazendo: apenas uma questão cirúrgica? Obesidade mórbida e o culto ao corpo na sociedade contemporânea. Revista Mal-estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 379-406, 2008.

Downloads

Publicado

24.10.2016

Como Citar

GARCEZ, F. Corpo, educação física e material didático: a construção de interfaces. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 13, n. 2, p. 61–69, 2016. DOI: 10.36453/2318-5104.2015.v13.n2.p61. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/14274. Acesso em: 19 abr. 2024.