Atividade física, status de peso corporal e horas de sono em escolares

Andressa Gonçalves Manholer, Rosimeide Francisco Legnani, Elto Legnani

Resumo


O objetivo do estudo foi descrever e identificar as possíveis associações entre o nível de atividade física, status de peso corporal, horas de sono em escolares do ensino médio de uma escola pública Federal de Curitiba. Foram avaliados 139 escolares, 42 do sexo feminino (30,2%) e 97 do sexo masculino (69,8%), com média de idade de 15,4 (±0,74). Na coleta de dados foi utilizado o questionário eletrônico Webcas, proposto por Legnani (2015). A aplicação do questionário Webcas foi realizada numa sala de informática, após a ambientação com o aplicativo. Os dados coletados foram armazenados em um sistema gerenciador de banco de dados. A análise dos dados foi realizada através do programa SPSS versão 20.0 for Windows, utilizando a estatística descritiva e o teste do qui-quadrado (X2). A média de idade dos escolares foi de 15,4 anos (±0,74), massa corporal de 61,4 kg (±11, 82), a estatura de 1,71 cm (±0,84), o Índice de Massa Corporal de 20,79 kg/m² (±3,39) e o gasto calórico médio de 2.055 kcal/dia (±918,9). Desses, 74,8% foram classificados como tendo peso normal, 3,6% obesos e 16,5% com sobrepeso, e ainda, 74,1% foram classificados como sedentários e 6,5% pouco ativos, 62,6% foram classificados como tendo o sono adequado. Não foram observadas associação significativa entre o nível de atividade física com nenhuma das variáveis analisadas. A proporção de escolares classificados como sedentários foi elevada, quanto ao status de peso corporal, a maioria foi classificada como tendo baixo peso e peso normal, no entanto, somente dois terços foram classificados como sono normal. O nível de atividade física não apresentou associação significativamente com as variáveis analisadas. 


Palavras-chave


Escolares; Atividade Física; Estilo de Vida Sedentário.

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