Práticas pedagógicas inovadoras: as lutas como conteúdo da educação física no ensino médio

Carmem Elisa Henn Brandl, Cristiane Boelhouwer, Kymberli Nadine Guiosi

Resumo


Partindo do pressuposto de que as Lutas são pouco desenvolvidas nas aulas de Educação Física, embora façam parte da cultura corporal, portanto dos conteúdos que devem ser ensinados na Escola, esta pesquisa teve por objetivo aplicar e avaliar uma proposta pedagógica desse conteúdo, pautada na Pedagogia Histórico-Crítica, comparando o conhecimento inicial e final dos alunos. Método: A pesquisa caracterizou-se como descritiva qualitativa. Participaram da pesquisa uma turma de Ensino Médio e uma Professora de Educação Física de uma Escola Estadual do Paraná. Os dados foram coletados por meio de um questionário e através de um diário de campo. O procedimento constou de grupos de estudo, elaboração de material didático, intervenção pedagógica e coleta de dados. Os resultados demonstraram que embora os alunos conheçam diversos tipos de Lutas, o conceito é limitado e muitas vezes equivocado, especialmente relacionando-o à violência. Sobre a prática pedagógica, ao comparar o conhecimento prévio com o conhecimento demonstrado após as aulas realizadas, tendo como referência os objetivos propostos, pode-se verificar uma evolução tanto na dimensão conceitual como nas dimensões atitudinal e procedimental. Concluiu-se que a partir de práticas pedagógicas inovadoras e sistematizadas há grande possibilidade de introduzir o conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física.


Palavras-chave


Educação Física Escolar; Prática Pedagógica; Lutas

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DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p89

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