O ensino dos esportes de raquete no ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p309

Palavras-chave:

Metodologia do ensino, Tênis, Ensino fundamental.

Resumo

Introdução: A educação física escolar possui um vasto conteúdo formado pelas manifestações corporais. Os mais comuns - geralmente escolhidos pelos professores, são os esportes coletivos - futebol/futsal, basquetebol, voleibol e handebol, que formam uma monocultura de cinco modalidades. As atividades propostas nas aulas necessitam incluir novas experiências esportivas, maximizando os alcances dos conteúdos da cultura corporal através dos esportes. Objetivo: Verificar as possibilidades da inserção dos esportes de raquete nas aulas de Educação Física Escolar dos anos finais do ensino fundamental, 7º e 8º anos. Métodos: Através de observações da aplicação de atividades em vinte aulas, foi realizada a análise de conteúdo. Resultados: Ao considerar as anotações do diário de campo percebeu-se que inserir novos conteúdos nas aulas é uma barreira a ser ultrapassada. Quebrar o paradigma da monocultura não é uma tarefa fácil, principalmente por existir a dificuldade de aquisição dos materiais direcionados à execução das habilidades de rebatida, que não são comuns no almoxarifado da escola. Mas, como forma de minimizar tais dificuldades, esses materiais podem ser confeccionados pelos próprios alunos, despertando neles a curiosidade e o entusiasmo pela prática de atividades pouco desenvolvidas. Este aspecto facilitador, somado ao fato de que as atividades não são totalmente coletivas, provocou maior aceitação e participação nas aulas. Conclusão: Portanto, a inserção de novos conteúdos nas aulas de educação física é uma tarefa árdua, mas se aplicada com uma metodologia adequada, materiais atraentes e atividades criativas, se torna uma tarefa interessante e incentivadora, proporcionando a adesão dos alunos às aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Mendes Luiz Corrêa, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto - CEDUFOP , Curso de Educação Física Licenciatura/Bacharelado, Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes

Tatiane Cristina Rodrigues Freitas, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto - CEDUFOP , Curso de Educação Física Licenciatura/Bacharelado, Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes

Siomara Aparecida da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto - CEDUFOP , Curso de Educação Física Licenciatura/Bacharelado, Laboratório de Metodologia do Ensino dos Esportes

Referências

ALBUQUERQUE, I.; ALMEIDA, B. S.; ALMEIDA, B. S. F.; DIAS, F. A.; LOPES, M. S. Dificuldades encontradas na Educação Física Escolar que influenciam na não-participação dos alunos: reflexões e sugestões. Lectures, Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 14, n. 136, 2009. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd136/dificuldades-encontradas-na-educacao-fisica-escolar. htm>. Acessado em: 21 de dezembro de 2013.

ALMEIDA, P. C.; CAUDURO, M.T. O desinteresse pela educação física no ensino médio. Lectures, Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 11, n. 106, 2007. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd106/o-desinteresse-pela-educacao-fisica-no-ensino-medio.htm>. Acessado em: 18 de dezembro de 2018.

BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002.

BRACHT, V. A. Constituição das teorias pedagógicas da educação física. Caderno CEDES, São Paulo, v. 19, n. 48, p. 69-89, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec. gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>. Acessado em: 07 de dezembro de 2018.

BUDINGER, U.; KLIPPEL, P.; WEBER, K. Tênis para crianças. Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint, 1982.

COSTA, R. C. D.; FLORES, F. S.; MEZZOMO, S. P.; PIOVESAN, A. C.; CARDOZO, P. L.; CORAZZA, S. T. Efeitos da prática de esportes com raquete, no tempo de reação simples e de escolha de crianças. Revista Perspectiva: Ciência e Saúde, Osório, v. 2, n. 2, p. 23-31, 2017.

DARIDO, S. C.; RANGEL-BETTI, I. C.; RAMOS, G. N. S.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L. A.; MOTA, E. V.; RODRIGUES, L. H.; SANCHES, L.; PONTES, G.; CUNHA, F. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001.

DARIDO, S. C.; ROSÁRIO, L. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Revista Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 3 p. 167-78, 2005.

DIAS, J. M.; RODRIGUES, O. A. F. O tênis nas escolas: uma prática apropriada à cultura escolar. In: BALBINOTTI, C. O ensino do tênis: novas perspectivas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed. 2009. p. 61-79.

EMERIQUE, P. S. O lúdico e a escola. In: SCHWARTZ, G. M. (Org.). Dinâmica lúdica: novos olhares. Barueri: Manole, 2003. p. 1-17.

FREIRE, E. S.; SEBASTIÃO, L. L. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 1, n. 3, p. 1-12, 2009.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

GRECO, P, J.; SILVA, S. A.; ABURACHID, L. Iniciação esportiva universal: uma escola da bola aplicada ao tênis. In: BALBINOTTI, C. O ensino do tênis: novas perspectivas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2009. p 80-98.

GRECO, P. J.; SILVA, S. A. Treinamento da coordenação motora. Barueri: Manole, 2013. p. 185-90.

LIPPELT, R. T. Violência nas aulas de educação física: estudo comparado entre duas escolas da rede pública do distrito federal. 2004. 74f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2004.

PINTO, J. A.; CUNHA, F. H. G. O tênis como alternativa no currículo escolar para crianças entre 8 e 12 anos. Motriz, Rio Claro, v. 4, n. 1, p. 26-34, 1998.

SANTOS, R. M.; DUQUE, L. F. Evasão na aula de educação física: fatores que interferem na participação do aluno. Lectures, Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 15, n. 149, 2010. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd149/evasao-na-aula-de-educacao-fisica.htm>. Acessado em: 3 de janeiro de 2014.

SCARPATO, M. Educação física: Como planejar aulas na Educação Básica. São Paulo: Avercamp, 2007.

SEBASTIÃO, L. L.; FREIRE, E. S. A utilização de recursos materiais alternativos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 3, p. 1-12, 2009.

SILVA, C. G.; MOURA, C. M.; GOMES, M. S. M.; CARVALHO, M. B.; COSTA, R. R. Pedagogia de projetos aplicados na iniciação esportiva do mini-tênis utilizando materiais alternativos na escola. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 16, n. 2, p. 129-36, 2017.

SILVA, S. A. Bateira de testes para medir a coordenação com bola de crianças e jovens. 2010. 154f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre 2010.

SIQUEIRA, M. Tênis: jogando melhor. Rio de Janeiro: Objetiva, 1991.

SOLER, R. Educação física escolar. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

SOUSA, M. P. D.; RAMOS, G. N. S. Sistematização dos conteúdos de ensino da educação física escolar no ensino fundamental: um estudo de caso. In: I Congresso Internacional de Formação Profissional; V SEPEF – Explorando os referenciais teóricos e metodológicos na formação e intervenção, 2010, Rio Claro. Anais... Educação: Teoria e prática, Rio Claro, 2010. v. 20. p. 84-85.

SOUZA, S.; JUNIOR, J. Tênis nas escolas: diagnóstico da necessidade e perspectivas para sua implantação. In.: VI Encontro Internacional de Produção Científica. Anais... Maringá, Universidade Estadual de Maringá, 2009.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

18.03.2019

Como Citar

CORRÊA, M. M. L.; FREITAS, T. C. R.; SILVA, S. A. da. O ensino dos esportes de raquete no ambiente escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 309–316, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p309. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/20301. Acesso em: 29 mar. 2024.