Experiência de ensino do basquetebol diante dos problemas do cotidiano escolar: resultados de uma pesquisa-ação

Beatriz Moura da Silva, Crislaine Cintia da Silva, Ana Luíza Barbosa Vieira, Ricardo Bezerra Torres Lima

Resumo

O basquetebol é um dos conteúdos mais excluídos da Educação Física escolar, mesmo diante de um cenário de hegemonia esportiva. O Esporte e o basquetebol apesar de serem fenômenos culturais, considerados como um direito de todos pela UNESCO e garantidos pela Constituição Federal de 1998, a literatura mostra que na prática a realidade é outra. Objetivo: O objetivo geral desta pesquisa é apresentar as possibilidades do trato com o basquetebol a partir das dificuldades encontradas na escola, enquanto os objetivos específicos são: conhecer a experiência prévia de alunos da escola pública com o basquetebol e experimentar uma proposta de ensino da modalidade através do jogo. Métodos: Esta pesquisa tem natureza qualitativa e se caracteriza por ser uma pesquisa-ação. Ela foi realizada numa escola pública recifense, e teve como sujeitos de pesquisa estudantes do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. Resultados: O ensino do basquetebol através do jogo proporcionou maior interesse, entusiasmo e participação nas atividades; houve uma participação de forma distinta entre meninos e meninas; a estrutura precária da escola interferiu no ensino do conteúdo. Conclusão: A ida a campo mostrou que o conhecimento dos estudantes sobre o basquetebol é limitado, muitas vezes sendo resumido em conhecer os jogadores pelos nomes. A proposta de ensino através do jogo se mostrou eficiente e atrativa, pois trouxe situações de imprevisibilidade e também aproximação com jogos que fazem parte do cotidiano dos estudantes. Isso indicou que mesmo com as dificuldades da escola, é possível oportunizar o acesso a este conhecimento.

 

Palavras-chave

Basquetebol; Educação; Educação física.

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