A dança na formação e desenvolvimento profissional em educação física: dimensões ético-estéticas em foco

Autores

  • Vitor Hugo Marani Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Silvia Pavesi Sborquia Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0001-8486-6167

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p265

Palavras-chave:

Dança, Ética, Estética

Resumo

Objetivo: Este ensaio tematiza a dança sob viés da dimensão ético-estética das práticas corporais na formação do profissional de Educação Física. Método: Relato de experiência construído em meio a experiências pedagógicas realizadas no curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (Campus Universitário do Araguaia) e no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, furto de parcerias institucionais, nas disciplinas “Dança” das referida instituições. Resultados: A partir das reflexões instauradas no texto, deflagra-se a necessidade de se compreender a dança na formação e no desenvolvimento do profissional de educação física por meio das tensões entre razão e sensibilidade, cujo embasamento pedagógico consiga estimular o trato da ética e da estética como formas de mudança no paradigma da educação corporal. Conclusão: O trato pedagógico da dança no ensino superior vislumbrando uma educação ético-estética possibilita a ludicidade, a espontaneidade e a criação, categorias basilares para se pensar a dança em meio à formação e o desenvolvimento do profissional de educação física.

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Biografia do Autor

Vitor Hugo Marani, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Professor Assistente do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - Campuas Universitário do Araguaia. Doutorando em Educação Física (UEM-UEL).

Silvia Pavesi Sborquia, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora Doutora Adjunto da Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação Física e Esportes, Departamento de Educação Física.

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Publicado

04.04.2019

Como Citar

MARANI, V. H.; SBORQUIA, S. P. A dança na formação e desenvolvimento profissional em educação física: dimensões ético-estéticas em foco. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 265–271, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n1.p265. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21604. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Formação e Desenvolvimento Profissional