Práticas corporais de aventura na educação física espanhola: um estudo com foco na metodologia e na avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p125

Palavras-chave:

Educação física escolar, Atividades de aventura, Metodologias de ensino da educação física, Avaliação na educação física.

Resumo

NTRODUÇÃO: Desde os anos 1990 a Educação Física espanhola registra o ensino das práticas corporais de aventura (PCAs) na escola, ainda que, por lá, tenham sido denominadas inicialmente como Atividades Físicas de Aventura na Natureza e, após 20 anos de debate, passaram a ser definidas como Atividades Físicas no Meio Natural.
OBJETIVO: Este texto apresenta as metodologias e os processos avaliativos mais utilizados em aulas de Educação Física em seus níveis de primária e secundária em um extrato do contexto espanhol, quando o conteúdo são as Práticas Corporais de Aventura.
MÉTODOS: Para tanto, triangulou dados de artigos encontrados em uma base dados especializada – a Outdoorpeactivies, e de registros de campo realizados in loco, durante acompanhamento de aulas.
RESULTADOS: As análises apontam que as metodologias mais frequentes são: ‘3 dimensões do conteúdo’ (conceitual, procedimental e atitudinal) e ‘tecnicista’. Enquanto a avaliação mais frequente se dá pela participação do aluno na atividade e ainda por fichas de observação.
CONCLUSÃO: Sobre metodologia de ensino da EF, os textos se alternam, predominantemente, entre propostas tecnicistas e as baseadas nas 3 dimensões do conteúdo. Alguns casos, de relatos de experiências, indicam o uso de materiais adaptados e/ou a aquisição de gestos técnicos de uma PCA como ferramenta para a apropriação de gestos técnicos de outra; Já nas avaliações, os dados obtidos indicam uma subvalorização desta etapa do processo de ensino-aprendizagem, sendo a ‘participação’ um critério bastante utilizado e valorizado.

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Biografia do Autor

Humberto Luís de Deus Inácio, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor Associado III na Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.  Professor permanente no Mestrado Profissional em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG.

Antonio Baena-Extremera, Universidade de Granada (UGR) Espanha

Professor titular na Faculdade de Ciências da Educação (Departamento de Expressão Corporal) da Universidade de Granada, Espanha.

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Publicado

22.09.2020

Como Citar

INÁCIO, H. L. de D.; BAENA-EXTREMERA, A. Práticas corporais de aventura na educação física espanhola: um estudo com foco na metodologia e na avaliação. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 3, p. 125–131, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p125. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23314. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência