Projetos esportivos sociais para adolescentes no Brasil: impactos, implicações e barreiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p77

Palavras-chave:

Esportes, Criança, Vulnerabilidade social

Resumo

INTRODUÇÃO: No contexto dos projetos sociais percebe-se um grande impacto no desenvolvimento dos participantes, quando ocorre com crianças e adolescentes, os ganhos nos aspectos fisiológicos e psicoemocionais podem ser ainda maiores. No entanto, na atual conjuntura política percebe-se uma diminuição de apoio de políticas públicas relacionadas ao esporte. OBJETIVO: Diante desse contexto esportivo o objetivo deste ensaio é aliar a Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner e o Modelo Conceitual de Saúde para elucidar os impactos e implicações da participação jovens em projetos sociais esportivos, bem como contribuir na planificação, implementação e avaliação de ações de um projeto social. MÉTODOS: Trata-se de um ensaio teórico que propõe a sistematização dos impactos de um projeto social esportivo no desenvolvimento de jovens e demonstrar os indicadores que um projeto pode apresentar para que se justifique o seu funcionamento. RESULTADOS: As teorias embasam os argumentos que justificam a importância de investimento público na participação esportiva como fator de proteção ao desenvolvimento de jovens, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade. O desenvolvimento de ações organizadas e que possam funcionar, em longo prazo, é fundamental para isso. CONCLUSÃO: Os projetos sociais devem se organizar por meio de ações que desenvolvam as habilidades socioemocionais, invistam na relação de treinadores e atletas, na expressão dos sentimentos e na possibilidade de funcionamento em longo prazo para que garantam a sustentabilidade e atendam os interesses de todos os atores envolvidos, principalmente os participantes. Conclui-se que os projetos sociais devem se alicerçar em teorias que sustentem suas ações. Os impactos positivos, nos aspectos socioemocionais, são essenciais na vida dos jovens que auxilia na proteção das crises existências, na melhora o autoconceito e na promoção da autodeterminação.

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Biografia do Autor

Livia Gomes Viana-Meireles, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Psicóloga, mestres em psicologia e doutora em psicologia social. Professora adjunta do Instituto de Educação Física e Esportes na Universidade Federal do Ceará

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Publicado

13.04.2020

Como Citar

VIANA-MEIRELES, L. G.; SALDANHA, D. M. de F.; MENESCAL, D. M. P.; OLIVEIRA, R. K. A. de; GONZALEZ, R. H. Projetos esportivos sociais para adolescentes no Brasil: impactos, implicações e barreiras. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 77–82, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p77. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24020. Acesso em: 29 mar. 2024.