EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB DIFERENTES OLHARES: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Rosângela Ramos Veloso Silva
  • Aracy Nayara Soares

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Objetivos, Finalidades.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar a visão da comunidade escolar (equipe pedagógica, professores e alunos) quanto aos objetivos, importância, finalidades e avaliação da Educação Física escolar. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa. Através de um estudo de caso, desenvolvido em uma escola da rede municipal de ensino, fez-se a coleta dos dados, com aplicação questionário, composto por questões abertas e fechadas e entrevista semiestruturada, interpretados através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem uma visão restrita para com a Educação Física, sendo ela tida apenas do ponto de vista físico e esportivo. Conclui-se que apesar da comunidade escolar ser ciente quanto à importância da Educação Física para formação do aluno, seus objetivos segundo tal comunidade se restringe apenas ao desenvolvimento físico e práticas esportivas, o que torna todo o processo defasado e contribui para a perda de status e valor da disciplina limitando seu campo se atuação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14.02.2010

Como Citar

VELOSO SILVA, R. R.; SOARES, A. N. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB DIFERENTES OLHARES: UM ESTUDO DE CASO. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 8, n. 15, p. 21–28, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/2630. Acesso em: 20 abr. 2024.