PROCESSOS DE PRODUÇÃO DO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO: OBSERVANDO A COBERTURA JORNALÍSTICA DOS JOGOS ABERTOS DE SANTA CATARINA/2007

Autores

  • Fernando Gonçalves Bitencourt
  • Paula Bianchi
  • Iracema Munarim
  • Giovani De Lorenzi Pires
  • Claudio Tonetti
Agências de fomento
Rede Cedes

Palavras-chave:

Jogos abertos, Esporte, Mídia, Jornalismo esportivo.

Resumo

Este estudo objetivou compreender os processos e as condições de produção jornalística, tomando como objeto de estudo a cobertura da etapa final dos 47º Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), realizada na cidade de Jaraguá do Sul, em 2007. Para tanto, realizamos uma observação participante e travamos diálogo com profissionais de televisão, rádio e jornal. Fizemos registros em diários de campo e fotografias, descrevendo e interpretando a estrutura espacial, o sistema dos objetos e a ação dos jornalistas em sua prática. Foi possível constatar que a produção da notícia esportiva se revela como um poder de fazer ver (e fazer crer) ao mesmo tempo que apresenta limitações estruturais (econômicas, organizacionais, culturais) que restringem o trabalho jornalístico, bem como dificultam a reflexão sistemática sobre a realização de tal trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14.02.2010

Como Citar

BITENCOURT, F. G.; BIANCHI, P.; MUNARIM, I.; PIRES, G. D. L.; TONETTI, C. PROCESSOS DE PRODUÇÃO DO DISCURSO MIDIÁTICO-ESPORTIVO: OBSERVANDO A COBERTURA JORNALÍSTICA DOS JOGOS ABERTOS DE SANTA CATARINA/2007. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 8, n. 15, p. 09–19, 2010. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/2669. Acesso em: 19 abr. 2024.