ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PARA IDOSOS: UMA PROPOSTA PARA ENVELHECER COM QUALIDADE DE VIDA

Autores

  • Amanda Mayara do Nascimento
  • Juliana de Paula Figueiredo
  • Gustavo Puggina Rogatto
  • Priscila Carneiro Valim-Rogatto
Agências de fomento
*Projeto de extensão financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) pelo edital “Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa” (Processo n. APQ-03190-10).

Palavras-chave:

idosos, atividade física, projeto de extensão

Resumo

O presente relato de experiência aborda o projeto de extensão denominado “Atividade Física e Saúde para Idosos”, desenvolvido na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e destinado à população idosa da cidade Lavras, interior de Minas Gerais. O programa tem como objetivo principal oferecer atividades físicas e recreativas, de maneira diversificada e orientada para promoção da saúde de pessoas com idade igual ou acima de 60 anos. As atividades oferecidas contemplam caminhadas, ginásticas, musculação, alongamentos, esportes adaptados, dança, hidroginástica, dentre outras. É possível observar a importância do programa para o envolvimento das pessoas idosas em atividades físicas, sendo este um meio facilitador para que esta população se beneficie das atividades propostas. As atividades são vivenciadas em um ambiente de socialização e permeadas de momentos prazerosos, contribuindo, assim, para a qualidade de vida de seus participantes. Sugere-se que as Instituições de Ensino Superior e entidades governamentais ofereçam esse tipo de programa com a finalidade de contemplar um maior número de idosos com os benefícios proporcionados por essas práticas.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14.12.2012

Como Citar

NASCIMENTO, A. M. do; FIGUEIREDO, J. de P.; ROGATTO, G. P.; VALIM-ROGATTO, P. C. ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PARA IDOSOS: UMA PROPOSTA PARA ENVELHECER COM QUALIDADE DE VIDA. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 18, p. 85–91, 2012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/5754. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência