FONTES DE CRESCIMENTO DA PECUÁRIA LEITEIRA PARANAENSE NO PERÍODO 1995-2010: uma análise por mesorregiões à luz do método shift-share

Autores

  • ANA PAULA FIORI MOURA
  • CÁRLITON VIEIRA DOS SANTOS
  • RONALDO BULHÕES

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i27.11357
Agências de fomento
Fundação Araucária (bolsa de iniciação científica a aluna de graduação)

Palavras-chave:

pecuária leiteria, método shift-share, Paraná.

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar as fontes de crescimento da pecuária leiteira nas mesorregiões geográficas do estado do Paraná no período 1995 a 2010. Especificamente se busca avaliar como ocorreu a variação na produção de leite neste período, se através de alterações na produtividade ou devido a mudanças relacionadas ao tamanho do rebanho ordenhado. O método shift-share foi utilizado para decompor a produção de leite em duas fontes de variação ou efeitos, denominados efeito expansão do rebanho e efeito produtividade. Os resultados permitem concluir que o Paraná apresentou crescimento na produção de leite no período analisado, aumentando sua participação na produção nacional, e que os ganhos de produtividade foram a principal fonte de crescimento da expansão observada na produção. Analisando as mesorregiões do Estado, observou-se que todas apresentaram crescimento na produção de leite no período analisado, não obstante tenha sido constatada uma evidente heterogeneidade regional nesse desempenho, com sete mesorregiões tendo apresentado crescimento inferior à média estadual, enquanto três registraram crescimento superior à media estadual: o Centro-Sul Paranaense, o Sudoeste Paranaense e o Oeste Paranaense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2015

Como Citar

MOURA, A. P. F.; SANTOS, C. V. D.; BULHÕES, R. FONTES DE CRESCIMENTO DA PECUÁRIA LEITEIRA PARANAENSE NO PERÍODO 1995-2010: uma análise por mesorregiões à luz do método shift-share. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 65–87, 2015. DOI: 10.48075/revistacsp.v14i27.11357. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/11357. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos