COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE AO CONSUMO SUSTENTÁVEL

RAFAEL CRISOSTOMO ALVES, GABRIEL AUTUORI RODRIGUES, RAFAEL CEDRO GOMES, RANYERE DE PAIVA DIAS

Resumo

Este artigo versa sobre o comportamento do consumidor frente a um consumo sustentável, bem como a forma que se estabelecem as relações de consumo no Brasil. Ao tratar o consumidor como o centro da análise, o documento traz uma perspectiva detalhada da mudança comportamental das pessoas e o foco dos estudos científicos sobre o tema. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo, analisar o comportamento do consumidor frente aos produtos sustentáveis. O estudo é uma replicação do estudo de Gollo et al. (2015), sendo caracterizado como uma replicação do Tipo III e classifica-se como teórico-empírico de caráter descritivo-explicativo. Os procedimentos metodológicos utilizados foram o Quantitativo e o Levantamento do Tipo Survey.   Com os resultados obtidos, se pode chegar à conclusão de que o consumidor não adota comportamentos uniformemente sustentáveis, pois o consumidor que não adota padrões de consumo sustentáveis, quando nunca ou quase nunca compra produtos que possam ser reutilizados, é o mesmo que se preocupa em separar o lixo para o devido descarte.

Palavras-chave

Comportamento do Consumidor; Sustentabilidade; Consumo Sustentável

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.