CONSUMIDOR AFRO-DESCENDENTE: O MERCADO IGNORADO PELA PROPAGANDA

Autores

  • Luiz Valério de Paula Trindade
  • Claudia Rosa Acevedo

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v8i15.2230

Palavras-chave:

representações sociais, propaganda, afro-descendente, invisibilidade social, marketing

Resumo

Observa-se que as minorias étnicas em geral (e os indivíduos afro-descendentes em particular) têm experimentado um processo de expressivo crescimento quantitativo assim como em diversidade de papéis sociais ao longo das últimas décadas. Contudo, verifica-se também que a propaganda ainda carece de maior diversidade étnica em suas criações, de tal forma que um mercado consumidor superior a 9 milhões de pessoas com elevado poder aquisitivo permanece praticamente ignorado. Desta forma, a pesquisa se propôs a realizar uma revisão bibliográfica de estudos nacionais e estrangeiros que investigaram a presença e representação social de indivíduos afro-descendentes em propagandas. De forma geral, foi possível constatar existência de elevada invisibilidade social destes indivíduos em propagandas e, por outro lado, quando eles estão presentes, geralmente a forma como são retratados estão impregnadas de estereótipos.

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Publicado

21-12-2009

Como Citar

TRINDADE, L. V. de P.; ACEVEDO, C. R. CONSUMIDOR AFRO-DESCENDENTE: O MERCADO IGNORADO PELA PROPAGANDA. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 8, n. 15, p. p. 25–44, 2009. DOI: 10.48075/revistacsp.v8i15.2230. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/2230. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos