O TRABALHO ARTESANAL NO SEGMENTO DA MODA SOB A ÓTICA DE DIFERENTES ATORES INSTITUCIONAIS - ARTISANAL WORK IN THE FASHION SEGMENT FROM THE PERSPECTIVE OF DIFFERENT INSTITUTIONAL ACTORS

Autores

  • Rafaela Bett Soratto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andréa Cristina Trierweiller UFSC
  • Yuri Borba Vefago UFSC
  • Maurício José Ribeiro Rotta

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i37.24711
Agências de fomento

Palavras-chave:

Trabalho artesanal, Economia Criativa, Inovação social, Atores Institucionais

Resumo

Resumo

A motivação para elaboração deste artigo se baseia na premissa que a apropriação dos conceitos de economia criativa pode ser benéfica para o sistema da moda e os envolvidos na produção dos recursos culturais. O objetivo foi analisar a inserção do trabalho artesanal no seguimento de moda na visão de diferentes atores institucionais. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram feitas entrevistas com os atores institucionais definidos. Conforme Whitley (1999), analisou-se: 1. Sistema Financeiro, 2. Sistema Político, 3. Mercado de Trabalho e 4. Sistema Produtivo. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Dentre os resultados, obteve-se: o descuido do poder público (ator político) quanto à valorização do trabalho artesanal bem como da economia criativa; falta de qualificação dos artesãos (mercado de trabalho); falta de valorização do setor privado (sistema produtivo); e falta linhas de crédito para os artesãos e/ou desconhecimento de possibilidades (sistema financeiro). Percebeu-se que, a utilização de estratégias da Economia Criativa como modelo de negócios, oportuniza compreender seu potencial, evidenciando iniciativas como vetor para a inovação e para o desenvolvimento social e econômico da cidade de Araranguá e região.

Abstract

The motivation for preparing this article is based on the premise that the appropriation of the concepts of creative economy can be beneficial for the fashion system and those involved in the production of cultural resources. The objective was to analyze the insertion of artisanal work in the fashion segment in the view of different institutional actors. As for the methodological procedures, interviews were carried out with the defined institutional actors. According to Whitley (1999), it was analyzed: 1. Financial System, 2. Political System, 3. Labor Market and 4. Productive System. For data treatment, content analysis was used. Among the results, it was obtained: the carelessness of the public power (political actor) regarding the valorization of artisanal work as well as the creative economy; lack of qualification of artisans (labor market); lack of appreciation of the private sector (productive system); and there is a lack of credit lines for artisans and / or ignorance of possibilities (financial system). It was noticed that the use of Creative Economy strategies as a business model, makes it possible to understand its potential, showing initiatives as a vector for innovation and for the social and economic development of the city of Araranguá and region.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Bett Soratto, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação e professora nos cursos de Tecnologia em Design de Moda e Técnico em Produção de Moda, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Araranguá, desde 2007, que tem como objetivo analisar a inclusão do trabalho artesanal no seguimento de moda sob a ótica da economia criativa. Este artigo demonstra a preocupação com o desenvolvimento local, contribuindo para a comunidade, ao estudar temáticas da economia criativa, considerando os artesãos de Araranguá.

Andréa Cristina Trierweiller, UFSC

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, lotada na Coordenadoria Especial Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (PPGMGA), ambos da UFSC. É coordenadora do grupo de pesquisa: (1) Gestão da Inovação e Sustentabilidade (LABeGIS), membro do (2) Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, e do grupo Aprendizagem e Memória Organizacional (KLOM) e; (3) Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento - ENGIN. Foi pesquisadora Pós-doutoranda (out. 2010 a ago. 2015), atuando em pesquisas com o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI), em temas relacionados à área ambiental, gestão da inovação - tendo como base o estudo em organizações públicas e privadas. Obteve os títulos de Doutora (2010), Mestre (2004) e Especialista (2000) em Engenharia de Produção, Bacharel em Administração (1993), todos pela UFSC. Seus interesses de pesquisa estão ligados à sustentabilidade, gestão da inovação e inovação social.. É consultora ad hoc do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para avaliação de cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior.

Yuri Borba Vefago, UFSC

Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGTIC/UFSC). Graduado, pelo curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atuou como pesquisador, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho e Educação (NIETE/UNESC/CNPq). Foi co-fundador da Empresa Júnior do Curso de Administração da UNESC, Modus Consultoria Júnior, onde atuou também como presidente entre os anos de 2015 e 2016. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Gestão, Inovação e Sustentabilidade (LABeGIS/UFSC).

Maurício José Ribeiro Rotta

Possui graduação em Ciências da Computação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (1991), graduação em Direito pela Universidade do Planalto Catarinense (1998), especialização em Desenvolvimento de Sistemas Web pela Univali - Universidade do Vale do Itajaí (2004) e em Planejamento Estratégico pela FDC - Fundação Dom Cabral (2011); Mestrado e Doutorado em Engenharia de Conhecimento pela UFSC (2018). Atualmente, participa do grupo de pesquisa de Governo Eletrônico, formado por pesquisadores de mestrado e doutorado dos programas de direito e de engenharia e gestão do conhecimento da UFSC. No doutorado, os principais temas de pesquisa foram relacionados com Governo Eletrônico, Gestão Pública, Governança Corporativa, Compliance e Engenharia do Conhecimento. Faz parte da comissão de direito digital da OAB/SC, e coordena o grupo de trabalho de inteligência artificial, ética e compliance. Atua como avaliador de cursos superiores e de instituições de educação superior - IES. Também atua em projetos e consultoria na área de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Compliance, Governança, Gestão de Riscos, Gestão da Informação, Compras Públicas e Licitações (B2G), nas empresas GEP Soluções em Compliance (www.gepcompliance.com.br) e Edicto (www.edicto.com.br/)

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

SORATTO, R. B.; TRIERWEILLER, A. C.; VEFAGO, Y. B.; ROTTA, M. J. R. O TRABALHO ARTESANAL NO SEGMENTO DA MODA SOB A ÓTICA DE DIFERENTES ATORES INSTITUCIONAIS - ARTISANAL WORK IN THE FASHION SEGMENT FROM THE PERSPECTIVE OF DIFFERENT INSTITUTIONAL ACTORS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 37, p. 124–148, 2020. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i37.24711. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/24711. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos