GESTÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DAS AÇÕES SUSTENTÁVEIS NA DECISÃO DE COMPRA DO CLIENTE
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i21.6551Palavras-chave:
Sustentabilidade, Marketing ambiental, Comportamento do consumidorResumo
Com o passar do tempo, diversas empresas demonstram que é possível atingir seus objetivos sem deixar de preservar à natureza e, com essa proposta de facilitar esse processo de troca entre empresa/cliente, causando o mínimo possível de danos surge o marketing ambiental. Este artigo tem como objetivo analisar o impacto da política de gestão ambiental adotada por uma concessionária de veículos na decisão de compra dos seus clientes. O estudo caracteriza-se como quantitativo quanto à natureza, do tipo descritivo quanto aos objetivos, sendo realizado por meio de um estudo de caso em uma concessionária de veículos de Santa Maria - RS. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário composto por 25 perguntas fechadas em escala Likert, a uma amostra de 126 clientes durante os meses de setembro e outubro de 2011. Como resultados, verificou-se que os clientes acreditam que as empresas consideradas “verdes” apresentarão melhores resultados em relação às demais a longo prazo. Concluiu-se que as empresas consideradas ambientalmente corretas possuem preferência na decisão de compra pela maioria dos clientes pesquisados, bem como observou-se que a empresa apesar de desenvolver práticas sustentáveis através da sua política de gestão, estas por vezes, não são conhecidas por seus clientes devido à falta de divulgação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
17-12-2012
Como Citar
SOUTO BOLZAN MEDEIROS, F.; BOLSSON, D.; MARTINS FREITAS, M. M.; DITTMAR WEISE, A. GESTÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DAS AÇÕES SUSTENTÁVEIS NA DECISÃO DE COMPRA DO CLIENTE. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 11, n. 21, 2012. DOI: 10.48075/revistacsp.v11i21.6551. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/6551. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.