Impactos da Política Monetária sobre os Depósitos e Crédito Bancário nos Principais Municípios do Paraná Anterior à Crise de 2008.

Autores

  • Marcos Wagner da Fonseca
  • Marcielle Lorenzi Medeiros
  • GUSTAVO ABIB

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i0.7187

Palavras-chave:

Canal do crédito, Canal da taxa de juros, Impactos diferenciados, Política monetária, Paraná.

Resumo

Este artigo analisa empiricamente os impactos diferenciados da política monetária sobre depósitos e crédito bancário nos principais municípios do Paraná. Utiliza-se de Econometria de Séries Temporais, especialmente o método de Vetores Auto-regressivos (VAR). Nos resultados obtidos pelas funções de resposta a impulso (FRI), percebe-se que Curitiba recebeu maior impacto da elevação na taxa Selic, tanto nos depósitos, quanto nas operações de crédito. Isto indica maior sensibilidade das operações bancárias a variações na taxa de juros do que no Brasil, Paraná e demais municípios analisados. Em linhas gerais, espera-se que uma política monetária restritiva diminua a atividade econômica com mais intensidade em Curitiba, do que nos demais municípios analisados. Na situação oposta encontra-se Ponta Grossa, que observou impacto pequeno sobre os depósitos e efeito oposto sobre as operações de crédito. Isto caracteriza o município como pouco sensível e com efeitos opostos a mudanças na política monetária. Os demais municípios, Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu e Maringá apresentaram impacto intermediário entre os extremos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-12-2012

Como Citar

FONSECA, M. W. da; MEDEIROS, M. L.; ABIB, G. Impactos da Política Monetária sobre os Depósitos e Crédito Bancário nos Principais Municípios do Paraná Anterior à Crise de 2008. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 11, 2012. DOI: 10.48075/revistacsp.v11i0.7187. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/7187. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos