O PARADOXO DO CONSUMO E A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE: A MOTIVAÇÃO DO COMPORTAMENTO ADOLESCENTE EM ESCOLAS DE BELO HORIZONTE - MG

Autores

  • Tiago Silva Alves Brito
  • Reinaldo Dias

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v10i18.4478

Palavras-chave:

Teoria Motivacional de Maslow. Consumo. Produto. Sustentabilidade e Adolescentes.

Resumo

O presente trabalho visa discutir a relação entre consumo e sustentabilidade e as formas de apropriação dos produtos pelos adolescentes da atualidade. As análises consistiram em compreender o comportamento e as perspectivas da sustentabilidade como fator inserido neste processo, traçando o perfil dos consumidores. Para dar base à pesquisa foi aplicado questionário aos adolescentes de diferentes escolas e classes sociais para compreender o perfil dos jovens, além de observar se a diferença de poder aquisitivo e o acesso a informação são fatores preponderantes para uma consciência ambiental correta. Os resultados apontaram que boa parte dos alunos das escolas pesquisadas (independente da classe social pertencente) estão se conscientizando quanto a necessidade dos atuais recursos sociais e naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-02-2012

Como Citar

BRITO, T. S. A.; DIAS, R. O PARADOXO DO CONSUMO E A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE: A MOTIVAÇÃO DO COMPORTAMENTO ADOLESCENTE EM ESCOLAS DE BELO HORIZONTE - MG. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 10, n. 18, 2012. DOI: 10.48075/revistacsp.v10i18.4478. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/4478. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos