GESTÃO ESCOLAR EMPREENDEDORA: ALGUMAS EVIDÊNCIAS

Autores

  • Jair de Oliveira UTFPR-CP Universidade Tecnológica do Paraná
  • CREUZA MARTINS FRANÇA Supervisora acadêmica em Centro Universitário Filadélfia (UniFil).
  • FLÁVIA MARIA DA SILVA Professora universitária em Faculdade Educacional de Cornélio Procópio

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v17i32.16242
Agências de fomento

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Gestão Escola Pública. Escola Pública. Gestor Escolar

Resumo

Esse trabalho tem como propósito discutir algumas proposições teóricas as quais procuram compreender como o termo empreendedorismo está sendo discutido no âmbito escolar. Assim, sustenta-se a argumentação de que, a partir da abordagem comportamental – Características do Comportamento Empreendedor (CCEs) – há uma “gestão escolar empreendedora”, evidenciada por meio de atitudes proativas de gestores e identificada através da combinação de características como “inovação” e “persuasão”. Nesse estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tendo como procedimentos um levantamento sistemático em quatro bases de dados e uma categorização dos materiais selecionados. O texto destaca que, mesmo em meio a fatores limitantes da gestão pública escolar, como o arcabouço normativo e as dificuldades administrativas de implementar mudanças nas diretrizes estabelecidas pelos níveis hierárquicos superiores, há possibilidade de se aplicar o empreendedorismo no setor escolar público; entretanto, tal iniciativa deverá constituir-se mais em um processo coletivo e político do que em um conjunto de ações individuais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jair de Oliveira, UTFPR-CP Universidade Tecnológica do Paraná

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Faculdade de Ciencias e Letras de Cornélio Procópio (1992), atual Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena empresa, trabalho do administrador, empreendedorismo, estratégia, planejamento estratégico e ciclo de vida organizacional.

CREUZA MARTINS FRANÇA, Supervisora acadêmica em Centro Universitário Filadélfia (UniFil).

Mestra em Ensino pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da UTFPR-LD.

FLÁVIA MARIA DA SILVA, Professora universitária em Faculdade Educacional de Cornélio Procópio

Licenciada em Letras e Inglês (UENP), Bacharel em Administração de Empresas e Administração Rural, Especialista em Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Competências, (UNIFIL), Mestranda em Ensino de Ciências Sociais ou da Natureza ou Humanas (PPGEN – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Londrina - UTFPR-LD), Londrina/PR, flavia.andira@gmail.com

Downloads

Publicado

28-06-2018

Como Citar

OLIVEIRA, J. de; FRANÇA, C. M.; SILVA, F. M. D. GESTÃO ESCOLAR EMPREENDEDORA: ALGUMAS EVIDÊNCIAS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 100 a 121, 2018. DOI: 10.48075/revistacsp.v17i32.16242. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/16242. Acesso em: 28 mar. 2024.