Os Conflitos de Agency e o Impacto no Desempenho Financeiro das Empresas Familiares
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v1i1.11184Palavras-chave:
Custos de Agency, Empresas Familiares, PerformanceResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar teoricamente as proposições dos conflitos de agency em empresas familiares e impactos em seu desempenho financeiro. O estudo está baseado nos referenciais de Berle e Means (1932), Jensen e Meckling (1976), Anghion e Tirole (1997) e Sharma e Carney (2012). Os elementos teóricos utilizados baseiam-se nos conflitos de agency, na conceituação de empresas familiares, na descrição do conceito de riqueza sócio-emocional e como o mesmo tende a afetar o desempenho financeiro dessas empresas. O estudo é concluído com a elaboração de duas hipóteses a serem testadas empiricamente, as quais consistem em analisar como o conceito de riqueza sócio emocional influencia os custos de agency e se esse impacto influencia o desempenho financeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.