Publicidade: um estudo bibliométrico sobre o estado da arte

Carla Diniz Naue, Fabiane Favretto, Carline Ternus

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo realizar um mapeamento bibliométrico sobre os principais estudos acerca do termo publicidade na base de dados Spell, caracteriza-se como um estudo descritivo, tendo por base uma pesquisa bibliométrica. Na busca, 61 artigos foram encontrados e trouxeram as seguintes análises: na maioria dos estudos utilizou-se do método qualitativo; apenas quatro autores tiveram destaque nas publicações e mais uma quantidade significativa de outros pesquisadores estudam sobre o tema, mostrando sua ascensão; a USP foi a IES que obteve maior destaque na produção científica neste tema; a maioria dos artigos tiveram suas publicações no ano de 2010, porém, nas buscas apareceram artigos desenvolvidos já no ano de 1979; marketing é o constructo mais utilizado nos estudos base. A partir da presente pesquisa, conclui-se que o estudo acerca da publicidade já está consolidado. Entretanto, as análises relacionando com a cultura ainda se apresentam uma lacuna. Este estudo buscará contribuir para possíveis pesquisas, para compreender a interferência da cultura na publicidade. 

 


Palavras-chave


Publicidade; Cultura; Estudo bibliométrico

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