Proposta de implantação de procedimentos na área de fiscalização das obras públicas do município de Cascavel

Autores

  • Danielle Coppieters Gomes Tinoco unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.20922
Agências de fomento
“Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI)”

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Gestão, Procedimentos, Competitividade

Resumo

Este trabalho tem como finalidade a implantação de procedimentos voltados às atividades técnicas relacionadas à fiscalização de obras públicas no Município de Cascavel, disponibilizando elementos suficientes para auxílio e orientação aos fiscais, em suas atividades fiscalizatórias. O método utilizado foi o de pesquisa bibliográfica onde buscou-se alguns manuais de procedimentos na área de fiscalização de obras já implantados em outros municípios. Ao longo do trabalho é apresentada uma breve descrição das atividades relacionadas à fiscalização e também dos procedimentos que devem ser seguidos pelo agente fiscal no âmbito da prestação de serviços de Fiscalização de Obras Públicas. E por fim tiram-se algumas conclusões tais como a necessidade da implantação destes procedimentos visando maior economicidade, eficiência e eficácia no acompanhamento da execução dos contratos, e também são apresentadas sugestões quanto às rotinas de trabalho e métodos que orientem à equipe de fiscais a forma correta de desenvolver os trâmites das etapas da fiscalização a serem seguidos e o momento em que estas se iniciam e terminam.

Biografia do Autor

Danielle Coppieters Gomes Tinoco, unioeste

 Cursou Engenharia Civil e se formou em 1991 pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba – PR).

Trabalha desde 1999 na Prefeitura do Município de Cascavel/PR trabalhou na fiscalização e acompanhamento de obras, reformas e ampliações medições, orçamentos, cronogramas físico-financeiros, entre outras atividades técnicas e atualmente exerce a função de Engenheira Civil/Técnica de Infraestrutura. Setor: Captação de Recursos/UCP – Unidade de Coordenação do Programa do PDI – Programa de Desenvolvimento Integrado do Município de Cascavel em parceria com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. 

Além disso, atua como Perita nomeada e corresponsável, nas varas cíveis das Justiças Federal e Estadual, inclusive na iniciativa privada.

Cursou Pós-graduação em Planejamento Urbano e Ambiental, pela Faculdade Sul Brasil – FASUL (Toledo – PR).

Downloads

Publicado

15-07-2020

Como Citar

TINOCO, D. C. G. Proposta de implantação de procedimentos na área de fiscalização das obras públicas do município de Cascavel. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 292–305, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i2.20922. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/20922. Acesso em: 29 mar. 2024.