Banco de talentos na gestão pública: uma proposta para a prefeitura municipal de Cascavel-PR

Autores

  • Cristina Dulce Schmitz Lopes de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.20989
Agências de fomento
Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI)

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Seleção Interna, Gestão Pública, Gestão

Resumo

Este Relato Técnico tem como objetivo apresentar uma estratégia de seleção interna da força de trabalho disponível, por meio de um Banco de Talentos, de forma a aproveitar competências pessoais e profissionais, resultando em serviços de mais qualidade e funcionários mais motivados na Prefeitura Municipal de Cascavel-PR, uma vez que atualmente esse Município não dispõe de uma rotina para otimização do quadro de servidores, usada a favor da organização, ou usada em favor dos servidores da Prefeitura de Cascavel como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional. Os dados da pesquisa foram coletados usando uma pesquisa qualitativa e, como método de procedimento, o estudo de caso com o propósito de identificar um problema, analisar as evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções, a partir da observação participante e análise documental. Este Relato apresenta uma ferramenta útil para gerir de forma eficiente seus funcionários: o Banco de Talentos. Essa ferramenta, que já é realidade para os servidores públicos da União, se mostra eficiente não apenas para o Gestor da Prefeitura de Cascavel, ou do Departamento de Gestão de Pessoas com resultados positivos como resolução de conflitos, redução do absenteísmo, a redução do turnover, mas também para o próprio corpo de funcionários como forma de valorização, além de trazer novas perspectivas e expectativas profissionais. Todavia, alguns obstáculos devem ser superados ao longo do processo como o tempo e o custo e, sobretudo, a burocracia presente sobremaneira nos órgãos públicos, sobre os quais foram apresentadas ferramentas para sua superação, usando do planejamento e o gerenciamento de projetos.

Biografia do Autor

Cristina Dulce Schmitz Lopes de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Gerente do Departamento de Gestão de Pessoas da Prefeitura Municipal de Cascavel-Pr, onde é servidora pública há 18 anos.

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Downloads

Publicado

15-07-2020

Como Citar

OLIVEIRA, C. D. S. L. de. Banco de talentos na gestão pública: uma proposta para a prefeitura municipal de Cascavel-PR. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 504–519, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i2.20989. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/20989. Acesso em: 24 abr. 2024.