Desenvolvimento de programa de eficiência energética para os municípios do oeste do Paraná

Autores

  • Jonathan Alexandro Estrela UNIOESTE
  • Adir Otto Schmidt

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i1.21006
Agências de fomento
Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI)

Palavras-chave:

Associação regional, municipalismo, prédios públicos, iluminação pública

Resumo

O presente relato técnico abordará as etapas de planejamento e execução de um programa visando levar aos 54 municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) ações de eficiência energética. O projeto busca a conscientização dos envolvidos através da divulgação de programas existentes em âmbito nacional e estadual e da consultoria, diagnóstico, projeto e execução de planos de eficiência energética focados nos prédios públicos municipais. O objetivo do projeto é transformar a região oeste do Paraná em referência em eficiência energética à nível nacional e concluiu-se que as ações executadas até a finalização deste relato impactaram positivamente a região, acima das expectativas iniciais.

Biografia do Autor

Jonathan Alexandro Estrela, UNIOESTE

Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 2003, pós-graduado em Avaliações e Perícias pela Faculdade Assis Gurgacz.

Downloads

Publicado

25-03-2020

Como Citar

ESTRELA, J. A.; SCHMIDT, A. O. Desenvolvimento de programa de eficiência energética para os municípios do oeste do Paraná. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 123–135, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i1.21006. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/21006. Acesso em: 18 abr. 2024.