Avaliação da melhoria na classificação energética e viabilidade financeira de Retrofit na iluminação de um prédio público

Autores

  • Leandro Rudnicki Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Adir Otto Schmidt Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i1.21025
Agências de fomento
Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FTPI)

Palavras-chave:

energia elétrica, eficiência energética, etiquetagem de edifícios, iluminação

Resumo

Neste trabalho buscou-se demonstrar a economia de energia elétrica em um edifício público com tipologia de escritórios substituindo o sistema de iluminação existente (lâmpadas fluorescentes, incandescente e lâmpadas halógenas) por equipamentos de iluminação com tecnologia LED, buscando a etiquetagem de edifícios com classificação A no quesito iluminação. Foi arrolado todo o sistema de iluminação composto por número de lâmpadas, tecnologia e horas ligadas por dia de todos os ambientes no prédio da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e de acordo com catálogos de fabricantes, escolhido lâmpadas com tecnologia LED com mesmo fluxo luminoso e temperatura de cor para a substituição e comparação no consumo de potência antes/após substituição. Chegou-se a conclusão de que é necessário um estudo mais aprofundado para concluir o acréscimo no nível de classificação energética, porém a melhora na eficiência energética resultará em um tempo de retorno financeiro em um ano e sete meses.

Downloads

Publicado

25-03-2020

Como Citar

RUDNICKI, L.; SCHMIDT, A. O. Avaliação da melhoria na classificação energética e viabilidade financeira de Retrofit na iluminação de um prédio público. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 50–57, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i1.21025. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/21025. Acesso em: 19 abr. 2024.