Estudo de viabilidade para formação de uma cooperativa de prestação de serviços em consultoria grupal e individual para atender as associações empresariais de atuação da Caciopar

Autores

  • Iraci Salete Mataczinski Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.21059
Agências de fomento
Funadação Parque Tecnologico Itaipu (FPTI)

Palavras-chave:

Análise de viabilidade, Gestão, Cooperativismo

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade para constituição de uma cooperativa de prestação de serviços em consultoria coletiva e individual na região de atuação da Caciopar. A metodologia utilizada foi de pesquisa exploratória através de Pesquisa   bibliográfica, Pesquisa de levantamento, Pesquisa documental e Análise financeira. Os dados foram apresentados em forma de tabelas e analisados através de estatísticas descritiva. Os resultados mostraram que o prazo de retorno do capital investido é de 5 anos, a TIR foi de 71,20%, o VPL foi de R$ 16.465,70 os quais apontam como sendo favoráveis para abertura da cooperativa. Verifica-se que o ganho com a abertura da cooperativa abrange as Aces, através da redução de custos nos contratos de prestação de serviços e melhoria de seu portfolio através serviços diferenciados a seus associados, dos Associados das Aces, devido a melhoria da competitividade de seus negócios, aos participantes do programa; e, dos consultores participantes da cooperativa devido a ampliação de atuação no mercado, inovação contínua, ganhos financeiros e, rateios dos custos.

Downloads

Publicado

15-07-2020

Como Citar

MATACZINSKI, I. S. Estudo de viabilidade para formação de uma cooperativa de prestação de serviços em consultoria grupal e individual para atender as associações empresariais de atuação da Caciopar. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 530–546, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i2.21059. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/21059. Acesso em: 28 mar. 2024.