Operações patrimoniais no município de Cascavel: Controle e gestão aplicados na área de patrimônio com enfoque em governança

Autores

  • Elisete Dias Viana Universidade Estadual do Oeste do Paraná - unioeste
  • Denis Dall'Asta Universidade Estadual do Oeste do Paraná - unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.21065
Agências de fomento
“Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI)”

Palavras-chave:

Controle, Gestão, Operações Patrimoniais, Governança

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo fazer um diagnóstico das atuais operações patrimoniais, esclarecer conceitos e procedimentos, demonstrar e novos processos, comparar deficiências e  melhorias, apresentar um método com mais tecnologia de etiquetas de controle e gerenciamento de patrimônio, manter atualizadas as informações do sistema, capacitar os servidores nas diversas áreas que envolvem o patrimônio, visando contribuir com melhorias de controle e gestão nos Departamentos, Divisões e Setores do Município de Cascavel, devido a importância que os bens patrimoniais têm na execução das ações do governo municipal. Com a realização deste trabalho, buscou-se um aprofundamento do tema em questão, através da realização de uma ampla pesquisa teórica em diversos sites, buscando por artigos científicos e matérias publicadas. Além disso, pesquisamos em estudos doutrinários e em norma legal em vigor, onde foram abordados seus principais conceitos através de consultas de autores reconhecidos na sua área de atuação. Verificou-se que a Divisão de Patrimônio necessita de algumas melhorias no desenvolvimento de suas atividades, sendo este o problema deste relato técnico. Para atingir o objetivo proposto pelo trabalho, foi realizado um estudo de caso, sendo adotado as técnicas documental, bibliográfica, observação pessoal. E, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado, análise de exemplos que “estimulem a compreensão” Selltiz et al (1967, p. 63, apud GIL, 2002, p. 41). Com este trabalho pretende-se que os servidores sejam aprimorados nas operações patrimoniais, contribuindo para a melhoria dos procedimentos e na execução das ações das unidades administrativas, tornando essas atividades mais dinâmicas, eficazes e adequadas as atuais políticas de gestão pública e de fiscalização externa e recomendou-se que sejam realizados novos projetos sobre o assunto em tela, padronizações, atualizações do sistema, elaboração e publicação de manual de procedimentos patrimoniais.

Biografia do Autor

Elisete Dias Viana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - unioeste

Formação acadêmica em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londina - UEL,  Pós- Graduação “Lato Senso” em MBA – Administração Financeira, Contábil e Controladoria pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – Univel, e Servidora pública do Município de Cascavel – Paraná.

Denis Dall'Asta, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - unioeste

Denis Dall 'Asta Dr.

Professor do Mestrado em Contabilidade da Unioeste

Professor do curso de Ciências Contábeis da Unioeste

Coordenador do curso de Ciências Contábeis

Downloads

Publicado

15-07-2020

Como Citar

VIANA, E. D.; DALL’ASTA, D. Operações patrimoniais no município de Cascavel: Controle e gestão aplicados na área de patrimônio com enfoque em governança. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 477–490, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i2.21065. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/21065. Acesso em: 19 abr. 2024.