Clima organizacional: Da satisfação à motivação no trabalho entre colaboradores de uma instituição financeira

Autores

  • Andréa Cristina Trierweiller Universidade Federal de Santa Catarina
  • Yuri Borba Vefago UFSC
  • Fabiana Santos Lima UFSC
  • Felipe José Ferreira UFSC

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i3.24666
Agências de fomento

Palavras-chave:

Clima Organizacional, Satisfação e Motivação no Trabalho, Moral dos Colaboradores, Instituição Financeira

Resumo

No contexto laboral, um dos grandes desafios é conciliar as expectativas individuais dos colaboradores com os objetivos da organização. Para tanto, as pesquisas de clima organizacional são fundamentais para identificar o que estimula, o que motiva os colaboradores. Afinal, como explicar o funcionamento da motivação, que o leva a agir em prol do alcance de objetivos? Já, a satisfação no trabalho tem relação direta com o que a empresa pode fornecer, sob diferentes formas de incentivos para construir um ambiente de trabalho favorável, fonte de satisfação e que, possibilite oportunidades de crescimento e realização profissional, podendo galgar, patamares motivacionais. Este artigo objetiva realizar um diagnóstico de clima organizacional por meio do levantamento da percepção dos colaboradores de uma instituição financeira, a Gama IF, em diferentes âmbitos de seu trabalho, como: intenção de sair, satisfação e motivação. Os resultados são insumo para auxiliar o processo de tomada de decisão da gestão para investimentos em fatores identificados como cruciais para a retenção de pessoas na organização. Obteve-se alta taxa de retorno dos respondentes (86,79%). É uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, qualitativa ao se basear em construtos teóricos para a elaboração do questionário e, também, quantitativa por apresentar os resultados via estatística descritiva, em que os colaboradores se mostraram carentes em relação à satisfação de necessidades fisiológicas, com destaque para as queixas sobre o salário e Plano de Gestão da Avaliação, o qual define as metas a serem alcançadas; ao mesmo passo que, 83,70% dos colaboradores têm orgulho de trabalhar na instituição. A apresentação de correlações de algumas variáveis, reforçou a análise descritiva, os colaboradores demonstraram intenção de sair ao serem confrontados com melhores condições salariais da concorrência, apresentando vínculo instrumental com a Gama IF. Conclui-se que, este tipo de pesquisa é fundamental para ações proativas da gestão, em busca de um ambiente de trabalho, cada vez mais significativo para o indivíduo e, promissor para a organização.

Biografia do Autor

Andréa Cristina Trierweiller, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, lotada na Coordenadoria Especial Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação(PPGMGA). É coordenadora do grupo de pesquisa: (1) Gestão da Inovação e Sustentabilidade (LABeGIS), membro do (2) Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, e do grupo Aprendizagem e Memória Organizacional (KLOM) e; (3) Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento - ENGIN. Foi pesquisadora Pós-doutoranda (out. 2010 a ago. 2015), atuando em pesquisas com o uso da Teoria da Resposta ao Item (TRI), em temas relacionados à área ambiental, gestão da inovação - tendo como base o estudo em organizações públicas e privadas. Obteve os títulos de Doutora (2010), Mestre (2004) e Especialista (2000) em Engenharia de Produção, Bacharel em Administração (1993), todos pela UFSC. Seus interesses de pesquisa estão ligados à sustentabilidade, gestão da inovação e inovação social.. É consultora ad hoc do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para avaliação de cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior.

Yuri Borba Vefago, UFSC

Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGTIC/UFSC). Graduado, pelo curso de Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atuou como pesquisador, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho e Educação (NIETE/UNESC/CNPq). Foi co-fundador da Empresa Júnior do Curso de Administração da UNESC, Modus Consultoria Júnior, onde atuou também como presidente entre os anos de 2015 e 2016. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Gestão, Inovação e Sustentabilidade (LABeGIS/UFSC).

Fabiana Santos Lima, UFSC

Fabiana Santos Lima professora visitante do Programa de PósGraduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, da UFSC Araranguá. Foi pesquisadora Pós-Doutoranda, atuando em pesquisas com questões relacionadas à Gerenciamento de Processos de Negócios, Dinâmica de Sistemas, Gestão de Resíduos, Sustentabilidade, Logística Humanitária, Modelagem e Simulação de Processos. Obteve os títulos de Doutora (2014) e Mestre (1996) pela UFSC com doutorado sanduíche
na Universität Münster, Alemanha. Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande FURG (1995).

Felipe José Ferreira, UFSC

Advogado OAB/SC 39570, Bacharel em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Joaçaba - SC, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e analista de comunicação do Sicoob Credisulca. Professor tutor da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, fotógrafo profissional na Ferreira e Maciel Fotografia e Filme. Membro do Inspiration Photographers. Colunista de direito para profissionais da imagem na iPhoto Channel. Idealizador do Fotografia é o Meu Negócio. Palestrante nacional de direito autoral, direito de imagem, contratos, gestão e direito e tecnologia.

Downloads

Publicado

13-12-2020

Como Citar

TRIERWEILLER, A. C.; VEFAGO, Y. B.; LIMA, F. S.; FERREIRA, F. J. Clima organizacional: Da satisfação à motivação no trabalho entre colaboradores de uma instituição financeira. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 688–709, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i3.24666. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/24666. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos