A IDENTIDADE E A CULTURA DO CONSUMO : UM ESTUDO DE MERCADO DE CONSUMO VOLTADO PARA O TRADICIONALISMO NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • LUIS ADRIANO RODRIGUES
  • JULIANO NUNES ALVES
  • SANDRO DA LUZ MOREIRA
  • ARCIEL DILLY

Palavras-chave:

Tradicionalismo. Cultura do consumo. Identidade cultural.

Resumo

O presente trabalho busca analisar a cultura de consumo tradicionalista, identificando se esta está presente em uma identidade cultural tradicionalista gaúcha presente na região. Trabalhando os temas de cultura, consumo, cultura do consumidor e tradicionalismo, através de uma pesquisa das ideias vinculadas ao tradicionalismo com proprietários e funcionários e clientes de lojas de produtos tradicionalistas na cidade de Cruz Alta, Rio Grande do Sul. A pesquisa é de caráter exploratório, qualitativa, permitindo a compreensão da realidade, para tanto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas. Destas, teve-se valores e símbolos, ideias e aspirações orientando em relação à cultura do consumo, através de influência de centros tradicionalistas que sugerem o que é aceitável dentro da cultura tradicional gaúcha, e portanto, o que pode ser consumido por aqueles que se identificam com este tradicionalismo. Além disto, foi verificado um elo entre as pessoas inseridas no contexto, onde o tradicionalismo é repassado através das relações interpessoais, e o consumo de produtos tradicionalistas é percebido como parte do simbolismo e uma forma de viver a cultura tradicionalista no cotidiano. 

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Publicado

26-09-2016

Como Citar

RODRIGUES, L. A.; ALVES, J. N.; MOREIRA, S. D. L.; DILLY, A. A IDENTIDADE E A CULTURA DO CONSUMO : UM ESTUDO DE MERCADO DE CONSUMO VOLTADO PARA O TRADICIONALISMO NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 14, n. 26, p. 158–173, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15188. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)