A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ

Autores

  • PABLO DA SILVA NAHMIAS
  • LEILA MÁRCIA SOUSA DE LIMA ELIAS

Palavras-chave:

Auditoria de Pessoal. Gestão de Pessoas. Instituição Financeira Pública.

Resumo

Este estudo visa identificar a necessidade da atuação efetiva da auditoria nos processos de gestão de pessoas das instituições financeiras públicas, com vistas a minimizar os riscos, aperfeiçoar a área de pessoal e proporcionar vantagens competitivas para a organização por meio das pessoas. Por esse motivo, o presente trabalho tem por objetivo analisar a importância da auditoria para a área de gestão de pessoas de uma instituição financeira pública, através de um estudo de caso no Banco da Amazônia. Trata-se de uma pesquisa documental, bibliográfica e de caráter exploratória, na qual se identificou nos relatórios de auditoria anual de contas do Banco da Amazônia, disponíveis na página oficial da Instituição, referentes aos exercícios 2011 e 2012, as principais recomendações detectadas que dizem respeito à área de gestão de pessoas do Banco, e em seguida verificou-se em seus relatórios de gestão, dos exercícios 2012 e 2013, subsequentes aos relatórios de auditoria, quais as ações de melhorias foram atendidas pela área de pessoal, quais não foram atendidas e suas respectivas justificativas. Concluiu-se que a auditoria de pessoal é um procedimento essencial para o bom desenvolvimento organizacional e imprescindível à área de pessoas de uma instituição financeira pública, pois atua como ferramenta de aperfeiçoamento de gestão, assegurando uma administração eficaz, eficiente, efetiva e transparente. Para o Banco da Amazônia, de um total de 06 (seis) recomendações, considerando o período auditado, o Banco atendeu a 04 (quatro), representando a 66% de ações corretivas.

Downloads

Publicado

13-10-2016

Como Citar

NAHMIAS, P. D. S.; ELIAS, L. M. S. D. L. A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA PARA A GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 93–119, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15346. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)