A EVIDENCIAÇÃO DO IMPAIRMENT: UM ESTUDO DAS COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO DO SEGMENTO DE BENS INDUSTRIAIS, LISTADAS NA BMF&BOVESPA

Autores

  • EMERSON LEAL
  • SIRLEI LEMES
  • GILVANIA DE SOUSA GOMES

Palavras-chave:

Evidenciação, Teste de Impairmen, Bens Industriais.

Resumo

A aplicação do teste de recuperabilidade dos ativos é recente na Normatização Contábil Brasileira. O CPC 01, emitido em 2007, normatiza o teste de impairment de forma similar às Normas Internacionais. O objetivo desta pesquisa é identificar se as companhias do segmento de bens industriais, listadas na BM&FBOVESPA, seguiram os critérios recomendados em observância às orientações de evidenciação previstas no CPC 01. Este estudo caracteriza-se como descritivo, com abordagem qualitativa, e o procedimento foi documental. A pesquisa identificou que apenas a empresa MAHLE Metal Leve SA reconheceu, em 2010, perdas de valor recuperável de ativos, atendendo, integralmente, aos critérios estabelecidos pela Norma. Embora as Normas Brasileiras estejam alinhadas às Normas Internacionais, os resultados apontam que, materialmente, a evidenciação das perdas por impairment, de fato, ainda carece de avanços.

Downloads

Publicado

22-11-2016

Como Citar

LEAL, E.; LEMES, S.; GOMES, G. D. S. A EVIDENCIAÇÃO DO IMPAIRMENT: UM ESTUDO DAS COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO DO SEGMENTO DE BENS INDUSTRIAIS, LISTADAS NA BMF&BOVESPA. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 115–130, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/15613. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)