A HOLDING FAMILIAR IMOBILIÁRIA E A REDUÇÃO DA TRIBUTAÇÃO DO INVESTIDOR: UM ESTUDO DE CASO EM SANTA MARIA/RS

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

Holding familiar imobiliária, Pessoa física, Planejamento tributário.

Resumo

Mediante uma análise multidisciplinar, os profissionais das áreas jurídica, contábil e administrativa podem se valer de distintos instrumentos para realizarem economias significativas em termos tributários para clientes que mantêm atividades de investimento em imóveis próprios. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo demonstrar como a constituição de uma holding pode auxiliar na tomada de decisões no âmbito familiar e na realização do planejamento tributário. Para tanto, buscou-se responder à seguinte problemática de pesquisa: em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a holding familiar imobiliária é mais vantajosa na redução da tributação das atividades de aluguel de imóveis? Com o objetivo de responder a este questionamento, realizou-se um estudo de caso dos bens imóveis de uma pessoa residente de Santa Maria - RS, analisando-se os principais tributos incidentes sobre a atividade da pessoa física em relação à holding criada para o desempenho de atividades imobiliárias. Considerando os resultados obtidos para este caso, concluiu-se que, em um curto prazo, a constituição da holding familiar imobiliária não se mostrou eficaz para otimização da tributação.

Biografia do Autor

Hugo de Souza Gonçalves, Universidade Franciscana

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Franciscana (UFN), pesquisador e entusiasta nas áreas tributária e financeira.

Márcia Samuel Kessler, Universidade Franciscana

Professora do Curso de Direito na Universidade Franciscana – UFN. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Graduada em Direito e Ciências Contábeis na Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

18-09-2019

Como Citar

GONÇALVES, H. de S.; KESSLER, M. S. A HOLDING FAMILIAR IMOBILIÁRIA E A REDUÇÃO DA TRIBUTAÇÃO DO INVESTIDOR: UM ESTUDO DE CASO EM SANTA MARIA/RS. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 225 a 246, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/19502. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)