GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR

Autores

  • Letícia Viana Costa Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Cleiciele Albuquerque Augusto Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Thiago Soares Nunes Soares Nunes Centro Universitário UNA
Agências de fomento

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento, Instituição de Ensino Superior, Vantagem competitiva.

Resumo

O artigo tem por objetivo compreender o desenvolvimento da gestão do conhecimento e suas contribuições para o alcance de vantagens competitivas nos cursos de Administração de três Instituições de Ensino Superior privadas (IES) de Maringá/PR. As IES podem ser entendidas como organizações, que, devido a sua complexidade e crescente concorrência, exige de seus gestores e docentes particular atenção quanto ao uso de recursos estratégicos para o alcance de vantagens competitivas, com destaque para o conhecimento. Quanto ao método, é caracterizada como qualitativa, descritiva e estudo multicasos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com o coordenador e um docente de cada curso, com objetivo de identificar os recursos internos, tipos de conhecimento e o processo de conversão do conhecimento nas IES pesquisadas. Os resultados levantaram a importância que as instituições dão ao conhecimento existente nelas, o incentivo à obtenção e compartilhamento de novos conhecimentos entre docentes e alunos, e a aplicação deles em projetos, inovações e relacionamentos que proporcionam benefícios a elas e colaboram para o alcance de vantagens competitivas.

Biografia do Autor

Letícia Viana Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Cleiciele Albuquerque Augusto, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Thiago Soares Nunes Soares Nunes, Centro Universitário UNA

Professor do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

COSTA, L. V.; AUGUSTO, C. A.; NUNES, T. S. N. S. GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: A REALIDADE DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE IES PRIVADAS EM MARINGÁ/PR. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 44–67, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/21149. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)