INOVAÇÃO ABERTA: AS MUDANÇAS DE PARADIGMA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Autores

  • Raquel Dastre Manzanares Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Edson José Carpintero Rezende Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Marcelina das Graças de Almeida Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Agências de fomento

Palavras-chave:

Cocriação de valor, Design, Inovação aberta, Serviços de saúde.

Resumo

Tomando como pressuposto a revisão bibliográfica, o objetivo deste artigo foi discutir mudanças de paradigma no contexto dos serviços de saúde e justificar o emprego do design para a inovação aberta em saúde. Nesse intuito, foram analisadas as transformações da lógica centrada em bens à lógica centrada em serviço; da produção em massa à colaboração em massa e do modelo de cadeia de valor ao modelo de constelação de valor. O novo caminho para inovação em saúde que se abre através da cocriação de valor e de serviços coloca-se como oportunidade promissora para o design e suas competências e metodologias.

Biografia do Autor

Raquel Dastre Manzanares, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Design, Inovação e Sustentabilidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Edson José Carpintero Rezende, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Design, Inovação e Sustentabilidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Marcelina das Graças de Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Design, Inovação e Sustentabilidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Downloads

Publicado

27-11-2018

Como Citar

MANZANARES, R. D.; REZENDE, E. J. C.; ALMEIDA, M. das G. de. INOVAÇÃO ABERTA: AS MUDANÇAS DE PARADIGMA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 88–103, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/21152. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)