Apresentação

Autores

  • Claudinei Aparecido de Freitas da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/rd.v1i1.10193

Palavras-chave:

Apresentação, Diaphonia

Resumo

Visando reconstituir o cenário inicial dessa história, a presente edição é aberta com uma entrevista inédita concedida pelo ex-tutor Pedro Gambim que também exerceu a função de avaliador local e nacional do PET junto a CAPES. O que o professor traz à tona é a memória histórica de um projeto marcado, sem dúvida, por lutas e resistências, mas que também se manteve persistentemente atuante como política estratégica de formação acadêmica. Trata-se – conforme, bem lembra ele – de uma proposta diferencial em comparação a outras, na medida em que sempre incrementou o princípio indissociável entre a pesquisa, o ensino e a extensão, sem deixar, ainda, de assegurar a autonomia e a emancipação dos acadêmicos bolsistas tendo em vista o promissor horizonte de seus estudos em nível de pós-graduação.

A segunda seção é composta de oito colaborações no formato de artigos oriundos do ciclo de palestras ministradas por docentes convidados, um artigo do ex-professor visitante do Programa, bem como das pesquisas individuais apresentadas em seminários pelos acadêmicos bolsistas.

Posto isso, a presente edição, na forma impressa e eletrônica, fomenta a difusão de uma plataforma de pesquisa itinerante há mais de 20 anos, como programa de vanguarda em termos de formação na universidade. Um convite para o rico e propulsor diálogo filosófico aqui se abre mais uma vez. Que sejam, então, bem-vindos os seus leitores e interlocutores a tomarem também parte desse projeto.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

SILVA, C. A. de F. da. Apresentação. Revista DIAPHONÍA, [S. l.], v. 1, n. 1, 2000. DOI: 10.48075/rd.v1i1.10193. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/diaphonia/article/view/10193. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação