Sobre a Revista

Políticas Editoriais

  • Foco e Escopo
  • Políticas de Seção
  • Processo de Avaliação pelos Pares
  • Periodicidade
  • Política de Acesso Livre
  • Equipe Editorial da Revista
  • Conselho Editorial

Foco e Escopo

 

Publicação semestral do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação (Área de Concentração: Sociedade, Estado e Educação). Recebe produções resultantes de pesquisas sobre educação escolar e não escolar que, pelo seu rigor teórico e metodológico, busquem socializar a cultura, provocar novas interpretações e estimular a atuação dos educadores. Endereço eletrônico: educereeteducare@gmail.com

 

A revista recebe textos que, após avaliação, poderão ser publicados em uma das seguintes seções: a) Dossiê temático; b) Artigos e ensaios; c) Entrevistas; d) Traduções; e) Relatos de Pesquisa; f) Resenhas e g) Resumos de teses/dissertações

 

Políticas de Seção

Artigos e Ensaios

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Resenhas

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Traduções

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Fundamentos da Educação

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Educação Infantil e Ensino Fundamental

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Fundamentos Metodológicos

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Políticas Educacionais

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Núcleo Temático: Educação, Políticas Sociais e Estado

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Núcleo Temático: Aprendizagem e Ação Docente

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Núcleo Temático: Políticas Sociais na América Latina

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Núcleo Temático: Trabalho e Educação Profissional

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Núcleo Temático: Educação Básica e Superior: Políticas de Gestão e Financiamento

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Núcleo Temático: Interfaces Culturais e Formação de Professores

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Núcleo Temático: Políticas para Educação Superior e Formação de Professores

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Resumos de teses/dissertações

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Páginas Iniciais

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Editorial

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Normas para Publicação

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Páginas Finais

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Núcleo Temático: O docente em foco: identidade, formação e trabalho do professor

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Núcleo Temático: Educação do campo

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Relatos de pesquisas

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Núcleo Temático: Imaginário e Educação

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Núcleo Temático: Educação Básica

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Núcleo Temático: Formação de Professores

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Relatos de Pesquisa

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Entrevistas

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Resumos de Teses/Dissertações

Editores

  • Valdecir Soligo
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

DOSSIÊ ANTROPOLOGIAS, ETNOGRAFIAS E EDUCAÇÃO

 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Dossiê: História da educação, intelectuais e instituições escolares

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

ÁFRICA

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

HAITI

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

BRASIL

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

APRESENTAÇÃO

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Dossiê: Educação e Contemporaneidade

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Dossiê: Pesquisas em Educação Ambiental

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Dossiê: Modelagem Matemática na educação matemática: Cenário atual

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Dossiê: Análise do Comportamento, Educação e Contemporaneidade

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

DOSSIÊ: ESTADO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXII

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Entrevista do Dossiê

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Dossiê temático: Ordem e progresso: Memória, positivismo e Política

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

DOSSIÊ: O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS

Editores

  • Equipe SABER
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Dossiê - Conselho Municipal de Educação

 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS

DOSSIÊ PÓS-MODERNIDADE E EDUCAÇÃO: CALEIDOSCÓPIO DE PERSPECTIVAS

   Indexado  Avaliado pelos pares

DOSSIÊ LAICIDADADE E EDUCAÇÃO

   Indexado  Avaliado pelos pares

Dossiê: Lesson Study em Matemática

Editores

  •  
 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Dossiê: Filosofia da Educação Matemática

   Indexado  Avaliado pelos pares

Dossiê: AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL

 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Dossiê: HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS

 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

DOSSIÊ: GESTÃO, AVALIAÇÃO E QUALIDADE EM EDUCAÇÃO

 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Dossiê: Pedagogia: Pensar a Pedagogia para responder aos contextos escolares e não-escolares da atualidade

 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Dossiê: OS DIREITOS SOCIAIS FRENTE AOS DIFERENTES PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO EM ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL

Dossiê fechado

 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Dossiê: Políticas e Práticas em Avaliação Educacional

 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Fluxo Contínuo

 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Parte I - Políticas de avaliação educacional

 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

Parte II - Práticas de Avaliação

 Submissões abertas  Indexado  Avaliado pelos pares

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O Conselho Editorial da Revista tem por norma submeter cada proposta de publicação recebida à revisão de consultores científicos, tendo como objetivo principal verificar se a matéria é relevante para justificar sua publicação, bem como verificar se está apresentada de forma conveniente, sobretudo no que se refere à avaliação científica e técnica do texto. Os consultores são professores ou pesquisadores, com qualificação reconhecida, de instituições de ensino e de pesquisa das mais diversas regiões brasileiras. A tarefa de avaliar as propostas de publicação requer tempo, cuidado e atenção por parte dos consultores. Ao examinar um original, o consultor deve lembrar-se que o esforço é dedicado à coletividade científica e que outros já lhe prestaram e ainda poderão prestar o mesmo tipo de avaliação. Os consultores não recebem remuneração pelo serviço prestado. Contudo, ao fazê-lo, têm a oportunidade de atualizar-se com a bibliografia e conhecer novos métodos e conteúdos, constando essa atividade em seus currículos.

 

Periodicidade

A Revista EDUCERE et EDUCARE tem como proposta divulgar trimestralmente trabalhos em forma de artigos ou resenhas resultantes de pesquisas no campo aplicado ou teórico. Propõe-se a atender às especificidades das áreas de Educação.

O projeto é uma publicação do Curso de Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, área de concentração Sociedade, Estado e Educação vinculado ao Centro de Educação, Comunicação e Artes da UNIOESTE - Campus de Cascavel, e organiza-se a partir de sete sessões: a) Dossiê Temático; b) Artigos e ensaios; c) Entrevistas; d) Traduções; e) Relatos de pesquisa; f) Resenhas e g) Resumos teses/dissertações.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Equipe Editorial da Revista

EDITORIA CIENTÍFICA

Prof. Dr. Valdecir Soligo - Editor Chefe

 

COMISSÃO EXECUTIVA

Prof. Dr. Valdecir Soligo - PPGE/PPGSCF/UNIOESTE

Prof. Dr. Adrian Alvarez Estrada - PPGE/UNIOESTE

Prof. Dr. Fábio Alves  - PPGSCF/UNIOESTE

Prof. Dr. Marco Ant´ônio Basiste de Carvalho - PPGE/PPGECEM/UNIOESTE

 

ASSESSORIA

Amábily Larissa Beltramel dos Anjos

Conselho Editorial

Prof. Dr. Amâncio Ferreira Junior – UFSCar

Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza – UFPR

Profa. Dra. Aparecida Favoreto - UNIOESTE

Prof. Dr. Ariovaldo de Oliveira Santos –UEL

Profa. Dra. Beatriz Hernandez – UCV (Venezuela)

Prof. Dr. Bruno Pucci – UNIMEP

Prof. Dr. Carlos Alfredo Gadea Castro - Unisinos

Profa. Dra. Carmem Célia Silvia Vidigal – USP

Profa. Dra. Claudia Barcelos de Moura Abreu – UFSCar

Prof. Dr. Dermeval Saviani – UNICAMP

Domingos Fernandes – UNIV. DE LISBOA

Dr. José Ivo Follmann - Unisinos

Prof. Dr. Eduardo Portanova Barros (Universitè de Paris IV - Sorbonne) 

Profa. Dra. Elenita Conegero Pastor Manchope - UNIOESTE

Profa. Dra. Eneida Oto Shiroma – UFSC

Profa. Dra. Francis Mary Guimarães Nogueira - UNIOESTE

Prof. Dr. Francisco López Segrera - Guni – Unesco

Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto – UFF

Prof. Dr. Gilberto Luis Alves – UFMS – UNIDERP

Profa. Dra. Gladys Beatriz Barreyro – USP

Profa. Dra. Guaraciaba Aparecida Túlio – UEM

Profa. Dra. Ireni Marilene Zago Figueiredo - UNIOESTE

Profa. Dra. Isaura Monica Souza Zanardini - UNIOESTE

Izaque Pereira de Souza - UNIOESTE

Prof. Dr. Jefferson Mainardes – UEPG

Prof. Dr. João Arriscado Nunes – UNIV. DE COIMBRA

Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini – UFSCar

Prof. Dr. José Claudinei Lombardi – UNICAMP

Prof. Dr. José Maria Paiva – UNIMEP

Prof. Dr. José Rogério Lopes - Unisinos

Profa. Dra. Leoni Maria Padilha Henning – UEL

Profa. Dra. Ligia Regina Klein – UFPR

Profa. Dra. Liliam Faria Porto Borges - UNIOESTE

Prof. Dr. Luis F. Damiani Bustillos – UCV e UBV (Venezuela)

Prof. Dr. Luis Fernando Cerri – UEPG

Profa. Dra. Luzia Batista de Oliveira Silva - USF

Profa. Dra. Marcela Rebeca Contreras Loera/UOM (México)

Profa. Dra. Maria Elizabete S. P. Xavier – UNICAMP

Profa. Dra. Maria Ester Rodrigues - UNIOESTE

Profa. Dra. Maria Inalva Galter - UNIOESTE

Profa. Dra. Maria Lídia Sica Szymanski - UNIOESTE

Profa. Dra. Maria Terezinha Bellanda Galuch – UEM

Profa. Dra. Marília Veríssimo Veronese - Unisinos

Prof. Dr. Mario Duayer – UFF

Prof. Dr. Mário Duayer – UFF

Prof. Dr. Mário Lopes Amorim – UTFPR

Prof. Dr. Mario Neves – UEM 

Prof. Dr. Mauro Guilherme Pinheiro Koury - UFPB 

Prof. Dr. Michel Maffesoli (Universitè de Paris - Sorbonne) 

Profa. Dra. Myriam Feldfeber – Univ. Buenos Aires

Profa. Dra. Nadia Aparecida de Souza – UEL

Profa. Dra. Naura Ferreira – UTP

Prof. Dr. Newton Duarte – UNESP

Profa. Dra. Olinda Evangelista – UFSC

Prof. Dr. Paolo Nosella – UFSCar

Prof. Dr. Paulino José Orso - UNIOESTE

Peter Johann Mainka/ Universität Würzburg (Alemanha)

Profa. Dra. Elizabeth Rossetto - UNIOESTE

Ramón Vicente C. Mattera – UCV (Venezuela)

Profa. Dra. Raquel Lazzari Leite – UNESP

Prof. Dr. Roberto Antonio Deitos - UNIOESTE

Prof. Dr. Sandino Hoff – UTP

Profa. Dra. Siomara Borba Leite – UERJ

Profa. Dra. Sueli Rufini Guimarães – UEL

Profa. Dra. Tania Maria Rechia Schroeder - UNIOESTE

Profa. Dra. Tânia Regina Raitz – UNIVALI

Profa. Dra. Terezinha de Oliveira – UEM

Prof. Dr. Vilmar Malacarne - UNIOESTE

Prof. Dr. Yoshie Ussami Ferrari – UNESP/Pres. Prudente