A CONCEPÇÃO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ

Autores

  • Elisângela Ferreira Floro
  • Neusa Maria Dal Ri

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v9i18.10119
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Institutos Federais, educação básica, trabalho.

Resumo

RESUMO: No ano de 2008 foram promulgadas duas leis que alteraram a organização didático-pedagógica e administrativa das escolas profissionalizantes: a Lei no 11.741/2008, que incorporou a Educação Profissional Técnica de Nível Médio à Educação Básica; e a Lei no 11.892/2008, que transformou as Escolas Agrotécnicas, os CEFET’s e algumas Escolas Técnicas vinculadas às universidades em Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s). Estas instituições passaram a atuar em todos os níveis e modalidades de ensino previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9394/1996, com exceção da Educação Infantil. As escolas profissionalizantes que originaram os IF’s, historicamente, restringiam a educação da juventude ao ensino de técnicas profissionais, mas por força das legislações reformistas foram conduzidas a rever suas concepções de trabalho e educação. Desse modo, o objeto de reflexão deste artigo são as concepções de Educação Básica e de trabalho que permeiam essas legislações e a organização do trabalho pedagógico no IFCE. Estariam estas leis promovendo uma ruptura com a história da educação profissional no país? Os IF’s estariam conseguindo realizar um trabalho pedagógico para além da formação técnica? A escolha destas questões foi motivada por duas razões centrais: a) a Educação Profissional nas instituições supracitadas, tradicionalmente se restringia à qualificação da força de trabalho para o aprendizado de uma profissão técnica, sem relacioná-la com assuntos referentes à Educação Básica; b) a reforma da Educação Básica, de 1990 a 2013, foi realizada no contexto da crise estrutural do capital e teve como objetivo adaptar o sistema educativo às demandas dos setores produtivos. Dessa forma, o principal objetivo deste texto é o de explicitar as contradições existentes em um projeto de formação da classe trabalhadora, no contexto de uma sociedade conflituosa e divida em classes, situação que aliena e hipoteca a juventude a viver o tempo presente eternamente.


Downloads

Publicado

07-09-2014

Como Citar

FLORO, E. F.; DAL RI, N. M. A CONCEPÇÃO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Educere et Educare, [S. l.], v. 9, n. 18, 2014. DOI: 10.17648/educare.v9i18.10119. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/10119. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação Básica